Notícias
Intervenção na Matriz de Alvito considerada de Interesse Público Municipal
A Igreja Matriz de Alvito, classificada como Monumento Nacional, foi edificada em finais do séc. XIII tendo passado por diversas obras de ampliação nos séculos seguintes.
A SAMTHIAGO® iniciou recentemente a intervenção de “Conservação e restauro dos azulejos da Igreja Matriz de Alvito”, adjudicada pelo Município de Alvito, e com o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
A intervenção, tal como descrita pelo Município, pretende “suster ou minimizar a deterioração do património azulejar bem como colocar painéis e sinalética informativa sobre a história dos azulejos, assegurando uma intervenção de qualidade técnica e estética e potenciar o desenvolvimento económico da região através da promoção do turismo cultural, da afirmação da identidade e dos valores locais”. O projeto recebeu mesmo por unanimidade, em Assembleia Municipal, a “Declaração de Reconhecimento de Interesse Público Municipal”.
A Igreja Matriz de Alvito, classificada como Monumento Nacional, foi edificada em finais do séc. XIII tendo passado por diversas obras de ampliação nos séculos seguintes. O corpo da igreja possui três naves com abóbadas que apresentam elementos góticos e renascentistas, sendo grande parte do seu interior revestido por azulejos do século XVII. A intervenção deverá estar concluída em meados de 2021.