"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luís Filipe Castro Mendes vence o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoes

Luís Filipe Castro Mendes acaba de vencer por unanimidade o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/ Câmara Municipal de Amarante 2019, pelo livro Poemas Reunidos, editado pela Assírio & Alvim, em 2018.


Instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e patrocinado pela Câmara Municipal de Amarante, este prémio no montante de 12.500 euros destina-se a galardoar, bienalmente, obras completas de poesia ou antologias poéticas de autores portugueses.

Sobre a obra de Luís Filipe Castro Mendes, o júri constituído por Clara Rocha, Isabel Cristina Mateus e José Tolentino Mendonça destacou «a revisitação e renovação das formas clássicas, elegia e soneto, e, em especial, a relação com a tradição camoniana». «O jogo dialógico com os autores do cânone cultural ocidental, bem como a ponte intercultural com o Oriente e o Brasil», também estiveram na base da decisão do júri, que sublinhou ainda «a visão irónica e auto irónica relativamente à contemporaneidade».

SOBRE A OBRA
Poemas Reunidos

Apresenta-se neste livro a poesia completa de Luís Filipe Castro Mendes revisitada pelo autor, que suprimiu alguns poemas e trabalhou outros.
O prefácio é de Nuno Júdice e nele podemos ler que «Embora tendo publicado poemas desde os anos sessenta, é nos anos 80 do século passado que a obra de Luís Filipe Castro Mendes é assumida pelo autor como adquirindo plena identidade pessoal, sendo as "Seis elegias" (1985) o primeiro momento dessa afirmação. Original, desde logo, por surgir num momento da poesia portuguesa em que, longe das questões teóricas e formais que dominavam a poesia de 1970 em que, cronologicamente, se inscrevia, ele surge como um dos que prescrevem o que se pode chamar regresso a uma expressão mais pura do lirismo, de que a elegia é um dos modelos, remetendo quer para as Elegias de Rilke quer para um imaginário associado a uma vivência do mundo que é marcada pela dupla experiência do amor e da morte, reunindo esses contrários num conflito essencial que faz explodir dramaticamente o poema.»

Título: Poesia Reunida
Autora: Luís Filipe Castro Mendes
Páginas: 816
PVP: 44,00€
Coleção: Documenta Poetica


Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Luís Filipe Castro Mendes
Nasceu em 1950 e, ainda muito cedo, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil. Em 1974, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e desenvolveu, a partir de 1975, uma longa carreira diplomática. Entre outros cargos, foi Cônsul Geral no Rio de Janeiro e depois Embaixador em Budapeste, Nova Deli, junto da UNESCO e junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Foi Ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional da República Portuguesa.
Enquadrável numa estética pós-modernista, a sua obra revela um universo enigmático onde o fingimento e a sinceridade, o romântico e o clássico, a regra e o jogo conduzem às realizações mais lapidares e expressivas. Publicou na Assírio & Alvim os livros A Misericórdia dos Mercados, Outro Ulisses Regressa a Casa Poemas Reunidos.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,797,281