Notícias
FLAD lança concurso para tradução de livros PT/EUA e EUA/PT
Num momento difícil para autores e editoras, a FLAD lançou o primeiro concurso para a tradução de obras literárias com o intuito de promover autores portugueses no mercado dos EUA e apoiar editoras portuguesas, ajudando a viabilizar obras de autores americanos que de outra forma não chegariam a Portugal.
A FLAD lançou esta terça-feira a primeira edição do concurso de tradução de obras literárias de Português para Inglês e de Inglês para Português. O concurso estará aberto até ao próximo dia 31 de dezembro.
“Este concurso é um primeiro passo no sentido de ajudar os autores e as editoras portuguesas a entrar no mercado editorial norte-americano. Sabemos que não é um processo fácil, mas acreditamos que o suporte financeiro da tradução pode facilitá-lo. Ao mesmo tempo, e porque a FLAD é uma ponte entre os dois países, decidimos apoiar as traduções de livros americanos em Portugal, tornando viáveis edições que poderiam não chegar às livrarias sem esse apoio.” – Rita Faden, presidente da FLAD.
Candidatos:
- As editoras nacionais podem apresentar a concurso obras, ficção ou não ficção, que não estejam publicadas em Portugal, desde que a versão original em Inglês já esteja publicada nos Estados Unidos.
- Os autores e editoras nacionais ou dos Estados Unidos também podem submeter obras que não estejam publicadas nos EUA, sendo requisito essencial que a versão original esteja publicada em Português.
O apoio financeiro dado pela FLAD destinar-se-á a suportar os custos de tradução da obra e incidirá sobre livros de qualquer época que sejam considerados de interesse para o conhecimento dos EUA em Portugal e de Portugal nos EUA.
Concurso terá duas edições anuais
Em 2020, o concurso estará aberto de 1 a 31 de dezembro. As candidaturas deverão ser enviadas à FLAD por email para fladport@flad.pt, até às 23:59 horas (hora de Portugal Continental) do dia 31 de dezembro. A decisão da FLAD será anunciada até 31 de janeiro de 2021.
A partir do próximo ano, o concurso terá duas edições anuais. A primeira, decorrerá de 1 a 31 de maio de 2021, e a segunda, de 1 a 31 de outubro do mesmo ano. A decisão da FLAD será anunciada até ao último dia do mês seguinte ao do encerramento de cada edição do concurso.
As candidaturas deverão ser acompanhadas por:
- Formulário específico (PT-EUA – Inglês e/ou Português – e EUA-PT);
- 1 exemplar da obra (em papel ou pdf);
- Justificação do pedido de apoio financeiro;
- CV do/a tradutor/a;
- Orçamento da tradução;
- Contrato de tradução;
- Contrato de direitos de autor ou de documento que ateste a cedência de direitos por parte do autor;
- Indicação de outros apoios existentes para a tradução e/ou edição;
- Justificação da capacidade de comercialização e distribuição;
- Prazo de publicação da obra;
- Declaração de consentimento para recolha e tratamento de dados pessoais.
Aconselhamos a consulta do regulamento do concurso (PT-EUA – Português e/ou Inglês – e EUA-PT), onde pode encontrar todos os detalhes sobre a candidatura.
Júri
As candidaturas apresentadas serão analisadas e selecionadas pela FLAD, tendo em conta a relevância da obra e a exequibilidade da sua publicação. A FLAD reserva o direito de selecionar uma ou várias candidaturas, bem como de não selecionar qualquer candidatura se concluir que nenhuma satisfaz os requisitos de qualidade, relevância, ou outros pretendidos. A decisão final, da qual não haverá recurso, será comunicada pela FLAD, através de email, a todos os candidatos.
As candidaturas devem ser enviadas até dia 31 de dezembro para: fladport@flad.pt