Notícias
Ana Luísa Amaral distinguida com prémio atribuído pelos Livreiros de Madrid
A Asociación de Librerías de Madrid acaba de anunciar Ana Luísa Amaral como vencedora do prémio Livro do Ano, na categoria de Poesia, com o título What’s in a name, uma edição Assírio & Alvim publicada em Espanha pela Sexto Piso.
«Nestes tempos de incerteza e angústia que vivemos, de muros e janelas, a poesia de [Ana Luísa] Amaral acolheu-nos nessa casa fronteiriça e vizinha, cálida e familiar, que existe entre os nossos dois países (Portugal e Espanha), e ofereceu-nos nome e palavras numa língua dita estrangeira, mas que não é. Obrigada e parabéns», elogiou o júri destes galardões criados em 2000 pelos livreiros da capital espanhola e que abarcam ainda as categorias de Ensaio, Ficção, Comic e Álbum Ilustrado. O prémio, uma escultura assinada pelo artista plástico Pep Carrió, será entregue na semana de 14 de dezembro.
SOBRE A OBRA
What’s in a name
Originalmente publicado em 2017, encontra-se editado em Espanha pela Sexto Piso. A estranheza do inglês no título expressa a ambivalência da relação, de que sempre a poesia viveu, entre a coisa (nossa, do mundo) e a sua nomeação, apontando para a multiplicidade de sentidos que há neste livro. Nele se cruzam, em cumplicidade, o quotidiano e o cósmico, o poético e o político, a comoção e a ironia, o espanto e a indignação — em suma, a palavra e a vida.
SOBRE A AUTORA
Ana Luísa Amaral
Ensinou na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis e traduziu diversos autores para a nossa língua, como John Updike ou Emily Dickinson. A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, de que destacamos o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Em outubro de 2020, foi galardoada com o prémio literário espanhol Leteo.