"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Alcácer do Sal o galeão volta ao Sado para passeios de Natal

Em dezembro, o galeão Pinto Luísa volta a passear residentes e visitantes pelo rio. Mas é só para quem gosta mesmo de música de Natal: o passeio é uma hora ao ritmo dos clássicos natalícios sob as luzes do sol-posto.

C.M. Alcácer do Sal C.M. Alcácer do Sal


Já passou os 74 anos e está aí para as curvas (do rio). O galeão Pinto Luísa – batismo de origem, conjuga o apelido do primeiro proprietário e da filha deste –, tem uma longa história de transporte do sal que tornou célebre as terras do Sado e mais ainda Alcácer. Desde 2003 que pertence à autarquia e, depois de uma grande recuperação, começou a passear residentes e visitantes.

Recentemente, foi novamente alvo de “profundas obras de conservação e restauro no estaleiro de Sarilhos Pequenos": ficou “praticamente como novo”.

Agora que todos estamos a precisar de relaxar, o galeão vai passar Dezembro a deslizar pelo rio levando consigo visitas. Sempre em segurança e cumprindo todas as regras da DGS, garante a autarquia. É tudo para “elevar o espírito”, garante-se. O Pinto Luísa irá estar em navegação de passeio de 2 a 22 de dezembro. Cada passeio – que é pago: 5,94 euros para maiores de 12, metade para 6-12, grátis para mais pequenos – tem a duração de uma hora e a particularidade de ser feito “ao som de músicas de Natal”. Isto, “enquanto o participante se delicia com uma bebida quente e um doce”, explica a câmara de Alcácer do Sal. Cada passeio tem a “lotação máxima é de 25 pessoas e o ponto de encontro é o cais da margem sul”.

Para que não haja dúvidas, garante-se em comunicado que “durante a realização do evento serão cumpridas todas as recomendações da DGS relativas a iniciativas similares, designadamente a higienização das mãos dos participantes antes e durante o passeio, o distanciamento de pelo menos 1,5m a 2m entre agregados familiares ou pessoas singulares, e a utilização obrigatória de máscara”. Na ficha de informação sobre os passeios também se reforça que a Autoridade Local de Saúde “emitiu parecer favorável à realização” destas viagens.

Para mais informações ou inscrições, e sendo que deve “inscrever-se até à quarta-feira anterior à data de realização do passeio": Posto de Turismo de Alcácer, e-mails turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt e postoturismo@m-alcacerdosal.pt. Se quiser mais detalhes também pode ligar para os tel.: 265 009 987 e 911 794 685 ou consultar o site da câmara municipal.

Além do Pinto Luísa, Alcácer do Sal tem ainda o galeão Amendoeira, ainda mais antigo: a construção data de 1925 e 'nasceu’ na praia da Saúde, em Setúbal. Passou o século XX a trabalhar e já no séc. XXI foi também adquirido pela autarquia, que depois de alguns sarilhos (naufragou e só foi recuperado graças a uma “complexa operação de resgate"), o restaurou por completo. Um grande trabalho que incluiu “substituição do cavername, aparelhagem, motor, instalação elétrica e modernização dos sistemas de segurança”.

Passeios de Natal no Pinto Luísa

Dezembro

  • 2 (quarta-feira) – 18h
  • 3 (quinta-feira) – 18h
  • 4 (sexta-feira) – 18h e às 19h
  • 7 (segunda-feira) - 18h e às 19h
  • 8 (terça-feira) – 18h30 e às 19h30
  • 16 (quarta-feira) - 18h
  • 17 (quinta-feira) - 18h
  • 18 (sexta-feira) - 18h e às 19h
  • 21 (segunda-feira) - 18h e às 19h
  • 22 (terça-feira) – 19h30 


por Luís J. Santos in Público | 19 de novembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,797,386