Notícias
Idanha-a-Nova adere a plataforma de desenvolvimento sustentável
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aderiu à ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Plataforma ODSlocal está a criar um movimento nacional em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, através da mobilização dos municípios e, por essa via, dos restantes atores públicos e sociedade civil de forma exponencial e contagiante.
A adesão da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova à plataforma resulta do alinhamento desta com os objetivos de desenvolvimento sustentável para o concelho, que é um território classificado pela UNESCO, acolhe projetos de economia verde no âmbito da estratégia Recomeçar e é, desde 2018, uma Bio-Região.
O acordo foi formalizado com a assinatura da Carta de Compromisso por parte do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, numa cerimónia online no dia 11 de novembro com a presença dos municípios aderentes e mensagens do Secretário-Geral das Nações Unidas, do Presidente da República e do Primeiro-Ministro.
A Plataforma ODSlocal é um projeto mobilizador e inclusivo que integra, entre outros componentes, um portal online dinâmico, de base tecnológica, o qual permite visualizar e acompanhar os progressos de cada município em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um Plano de Capacitação de agentes municipais e um Ciclo de Eventos de grande projeção mediática.
Os 17 ODS constam da resolução da Organização das Nações Unidas intitulada “Transformar o nosso Mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016 e será aplicada até 2030.
Este documento aborda as várias dimensões do desenvolvimento sustentável e visa suscitar a mobilização quer dos meios humanos e recursos financeiros e tecnológicos indispensáveis, quer dos conhecimentos necessários para a sua efetiva concretização.
Neste esforço coletivo, todos são chamados a contribuir: os objetivos são globais, mas as ações à escala municipal vão fazer a diferença no cumprimento dos ODS no país e no mundo, sobretudo no contexto atual.