"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" nomeado para os Prémios da Academia Europeia de Cinema 2020

O mais recente filme de Regina Pessoa, é um dos cinco nomeados para Melhor Curta-Metragem Europeia da 33ª edição dos Prémios da Academia Europeia de Cinema (EFA). Os resultados foram hoje anunciados em directo no Festival de Cinema Europeu de Sevilha. 


Promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem, com co-produção entre a portuguesa Ciclope Filmes, a canadiana ONF/NFB e a francesa Les Armateurs, que contou ainda com uma importante participação na produção de Phil Davies, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” tem sido galardoado mundialmente desde a sua estreia, como em Annecy (França) - o mais importante festival de animação do mundo - onde foi premiado duplamente, no Animamundi (Brasil), ou em Chicago (EUA), entre muitos outros. O filme de animação de 13 minutos venceu, ainda, o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação na 47º edição dos Annie Awards, evento que celebra a excelência no campo da animação, cujos prémios são atribuídos anualmente pela divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (ASIFA). Foi a primeira vez que uma obra portuguesa recebeu um prémio da associação de animação americana. O filme esteve ainda na restrita lista de 10 filmes, na fase anterior à nomeação dos 5 finalistas para a melhor curta-metragem de animação para os Óscares.

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é um comovente tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta. O filme de 13 minutos é uma mistura elaborada de técnicas de animação, combinando stop-motion com a técnica de gravura animada digital.

Os candidatos ao EFA na categoria de curta-metragem são selecionados em parceria com 24 festivais de cinema europeus, sendo o 
Curtas Vila do Conde o evento português da rede. Em cada um dos festivais, o júri elege a melhor curta-metragem europeia em competição, tendo “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” sido escolhido no Riga International Film Festival, na Letónia. Esta nomeação marca a primeira viagem aos Prémios da Academia Europeia de Cinema para Regina Pessoa, reconhecida realizadora de “A Noite” (1999), “História Trágica Com Final Feliz” (2005), e “Kali, O Pequeno Vampiro” (2012).

Os vencedores serão revelados durante a cerimónia virtual dos EFA às 19 horas do dia 10 Dezembro, depois da votação dos 3800 membros da academia.

Citações
Regina Pessoa (realizadora):
"Isso significa muito para mim, vindo de uma família disfuncional numa aldeia perdida num pequeno país como o nosso. Tem sido uma longa e árdua jornada desde que comecei a desenhar em criança e agradeço a todos aqueles que me ajudaram nesse caminho, tanto profissional quanto pessoalmente. Acima de tudo, dedico todo o meu amor e o meu obrigado ao meu tio Tomás, a quem este filme é dedicado, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Não é necessário ser-se uma pessoa célebre para se tornar importante nas nossas vidas.”
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,518