"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza já tem curadores para o ciclo de debates

Atelier depA anunciou o resultado da open call lançada pelo seu projecto curatorial, In Conflict, que irá representar o país no próximo ano na bienal italiana.

Foto: DR


Está tudo ainda em suspenso, como o resto do mundo, mas a representação oficial portuguesa na 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza já estabeleceu o programa de debates que irá acompanhar o projeto curatorial In Conflict, assegurado pelo atelier portuense depA.

Adiada para de 2021 (deveria ter decorrido este ano, entre os meses de maio e novembro), a próxima edição da bienal tem como mote a pergunta lançada pelo seu curador principal, o libanês Hashim A. Sarkis: “Como vamos viver juntos?”. Os três arquitetos do depA – Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral –, escolhidos pela Direção-Geral das Artes para representar a arquitetura portuguesa na bienal italiana, decidiram responder: “Em confronto”. E para discutir o papel dos arquitetos no futuro desta disciplina e da sua relação com a sociedade, decidiram também lançar uma “open call” para um ciclo de debates, a decorrer entre Veneza e Portugal.

Lançada em maio, esta “chamada” deu como resultado a seleção dos responsáveis pela organização de seis conferências e debates, a ocorrer entre os dias 22 de maio e 21 de novembro – as datas entretanto anunciadas para a nova edição da bienal.

O primeiro terá lugar em Veneza, no Palazzo Giustinian Lolin, que será o Pavilhão de Portugal, e terá como responsáveis os espanhóis Antonio Giráldez López & Pablo Ibáñez Ferrera, da editora Bartlebooth (Corunha), num debate intitulado Caring Assemblies: positions on a space-to-come. No Porto, Francisco Calheiros & Maria Cristina Trabulo irão abordar o tema Struggle within conflict; e, em Lisboa, o arquiteto Samuel de Brito Gonçalves irá discutir a questão da habitação social em Public Housing - No Silver Bullet.

O programa inclui também três conferências online: Instant City: emergency housing, refugee camps, forced mobility in a pandemic world, moderada por Bernardo Amaral & Carlos Machado Moura; Debating Lisbon’s future, com Gennaro Giacalone, Margarida Leão & João Romão; e Lines of violence, moderada pela arquiteta Patrícia Robalo.

Estes curadores foram escolhidos por um júri constituído pelos arquitetos Ana Jara, Anna Puigjaner e Jorge Carvalho, pelo investigador António Brito Guterres, pela artista plástica Fernanda Fragateiro e pelo arquiteto e editor espanhol Moisés Puente.


in Público | 3 de novembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,681