"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Encontrar o Amor em Auschwitz, um conto de fadas sem final feliz

A jornalista Francesca Paci investigou a história desconhecida de Mala e Edek, uma judia lendária que se apaixonou por um prisioneiro político polaco.


O resultado é um relato dramático e comovente, uma história de coragem e de esperança, um «conto de fadas sem final feliz».

Encontrar o Amor em Auschwitz: O Relato Dramático e Comovente da União de Mala e Edek (ed. Vogais | 224 pp | 16,59 €) foi escrito tendo por base os arquivos do Museu de Auschwitz, bem como documentos da época e relatos das já poucas testemunhas deste amor. A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

SOBRE O LIVRO

A história real, mas injustamente esquecida, de um prisioneiro polaco e de uma judia que se apaixonaram no campo de extermínio de Auschwitz é aqui reconstruída pela jornalista Francesca Paci, tendo por base os arquivos do Museu de Auschwitz, bem como documentos da época e relatos das já poucas testemunhas deste amor. Mala Zimetbaum é carismática, culta e altruísta. Edek Galinski é um indivíduo extraordinário: um dos primeiros deportados para Auschwitz-Birkenau, preso menos de dois meses após a abertura do campo de concentração, vê a máquina de genocídio nascer e crescer, mas nunca se deixa vergar. Um dia, os seus caminhos cruzam-se no campo e o amor nasce, assim como a esperança de uma vida em comum. É então que, a 24 de Junho de 1944, Mala e Edek conseguem fugir ao inferno e viver 13 dias de preciosa liberdade. Este relato de um conto de fadas, «sem final feliz, como às vezes acontece com os verdadeiros contos de fadas», dá a conhecer uma comovente história inexplicavelmente perdida no tempo.

SOBRE A AUTORA

Francesca Paci (Roma, 1971) foi jornalista em Turim, Itália, e correspondente do jornal La Stampa em Jerusalém e Londres. Foi distinguida com vários galardões, entre eles o prémio de jornalismo internacional Marco Luchetta, o Premiolino Giovani, o Prémio Colombe d’Oro para a Paz e o Prémio Internacional Maria Grazia Cutuli. Em 2008, recebeu a Comenda da Ordem de Mérito da República Italiana, pelo estudo e análise de «culturas étnicas e diferentes tradições religiosas». Tem ainda vários ensaios publicados.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,739,915