"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Edição 2021 do MEXE interroga O Risco

No ano em que celebra dez anos de existência, o MEXE voltará a reunir cidadãos, artistas e estruturas em dez dias de programação que pretendem despoletar espaços de confluência da criação artística que contamina e é contaminada pelas realidades sociais e políticas.


À sexta edição, o evento propõe uma reflexão em torno d'O Risco e, para além do Porto, vai contar com extensões a outras cidades do país. Está já aberto o período de apresentação de propostas para projectos nos formatos diversos que possam integrar a programação para 2021. A open-call permanecerá aberta até ao próximo dia 4 de dezembro e poderão candidatar-se projetos que integrem diferentes áreas artísticas como Teatro, Dança, Música, Artes Circenses, Performance, Pintura, Escultura, Vídeo, Fotografia, Novos Media, Instalação, Design, Arquitetura, entre outras. A ter lugar entre os dias 17 e 26 de setembro de 2021, o MEXE voltará a apresentar uma programação orientada em quatro eixos fundamentais: Apresentação, Pensamento, Formação e Documentação.

Os projetos finais a apresentar publicamente serão avaliados e selecionados por um júri independente, nacional e internacionalmente reconhecido em diferentes áreas artísticas, bem como por elementos representantes dos grupos comunitários da PELE. O regulamento e detalhes poderão ser consultados em www.mexe.org.pt.

Num período de particular indefinição e intensidade o MEXE 2021 foca-se nas preocupações que emergem um pouco por todo o mundo. Desigualdades e problemas que muitos viviam são hoje agravados perante uma pandemia que abalou a tirania das certezas. Como esclarece Hugo Cruz, director artístico, nos tempos recentes “o descrédito na vida política, o afastamento do sensível e dos corpos, o poderio reforçado da tecnologia, as urgências climáticas, a desorientação social, o esvaziamento do espaço público e a dificuldade de afirmação das subjetividades disputam os quotidianos dos cidadãos”. “Num ambiente e espaço que parece, muitas vezes, remeter para um grande impasse, a necessidade de viver o risco e as suas múltiplas facetas impele-nos no sentido da concretização ativa de outros futuros ainda por vir.”, continua, acrescentando que o encontro pretende levantar um conjunto de questões de reflexão premente: “Que risco, virtual e real, é este que vivemos no aqui e agora? Quais os seus contornos e nuances? O que pode este risco potenciar de construtivo para além da produção do medo, paralisia, bloqueio e controlo?”.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,977