"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vida e obra de Alexandre O’Neill disponíveis num site da BNP

A nova página abre um caleidoscópio de informações sobre o poeta surrealista, visto por ele próprio e por outros. “Foi feito à [sua] imagem e semelhança”, diz Joana Meirim, coordenadora do projeto.

Alexandre O'Neill por André Carrilho DR


Um novo site sobre Alexandre O'Neill, que se debruça sobre todas as suas facetas, da vida à obra, do homem ao poeta, já está disponível na página da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Site do O'Neill, como se chama, abre um caleidoscópio de informações sobre o poeta surrealista, visto por ele próprio e por outros, e sobre múltiplos aspetos da sua vida, do seu humor e da sua literatura. Segundo Joana Meirim, coordenadora do projeto, o “Site do O'Neill foi feito à imagem e semelhança do poeta que lhe dá nome”. “Assim, não espere quem o visita que se diga Debaixo daquela arcada ou A vida e obra de Alexandre O'Neill. Ficamos pela Vidinha, pelo Tomai Lá do O'Neill, passamos por várias Olhadelas e ainda espreitamos a Biblioteca”.

Quando o visitante entra no site, é imediatamente direcionado para o Início, uma página que o recebe com a assinatura de Alexandre O'Neill, a encabeçar o poema Caixadòclos (uma espécie de autobiografia, reveladora de como o poeta não se levava a sério, recorrendo à auto-ironia e auto-depreciação), acompanhado de uma caricatura desenhada pelo ilustrador André Carrilho.

A partir deste “início”, podem visitar-se as diversas opções do menu, que começam com Vidinha, um capitulo com vários subcapítulos que apresentam o poeta no seu todo. Nesta secção podem encontrar-se, entre outros materiais, a sua biografia, os auto-retratos do poeta, a sua correspondência, um texto de Maria Antónia Oliveira, em que descreve o processo de escrever a biografia de O'Neill a partir dos testemunhos orais dos seus amigos, e um resumo do espólio do autor, escrito por Joana Meirim, sob o título “uma coisa assim em forma de espólio”.

A opção que se segue chama-se Tomai lá do O'Neill e reúne toda a bibliografia publicada, assim como excertos de entrevistas que deu, as participações que teve ao longo da vida na televisão, na publicidade, no teatro ou em antologias, e as traduções que fez.

Olhadelas para O'Neill apresenta uma listagem, por ordem alfabética de autores, de toda a bibliografia existente, portuguesa e estrangeira, sobre o poeta, abarcando uma vasta diversidade de suportes, desde ensaios a teses de doutoramento, passando por artigos ou crónicas em jornais ou revistas.

A última opção do site é a Biblioteca, e introduz a “biblioteca possível de Alexandre O'Neill”, com uma descrição da sua biblioteca particular: onde estava, como foi constituída, que destino teve.

Aqui é possível ver primeiras páginas de livros de diversos autores, com dedicatórias que escreveram a O'Neill, como é o caso de Carlos Drummond de Andrade, Herberto Helder, Mário Cesariny, Natália Correia ou Vinicius de Morais, entre outros.

Esta página tem ainda uma entrada para a rede de bibliotecas de Constância (a vila onde o poeta morava por temporadas e a quem o filho doou o espólio bibliográfico do pai), onde se pode consultar virtualmente todos os livros que estavam nas prateleiras de casa de Alexandre O'Neill.

O acervo do poeta tem sido entretanto acrescido de outras doações de pessoas que com ele privaram e que inclui, por exemplo, monografias de arte, uma máquina de escrever e fotografias.

Este site é uma das linhas de trabalho do projeto Lugares de O'Neill, que se desenvolveu entre 2018-2019, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Este projeto encontra-se agora, juntamente com o espólio do autor, na Biblioteca Nacional de Portugal.


por Lusa e Público | 20 de outubro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,801,192