"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A biografia de um dos grandes humanistas da Renascença

Triunfo e Tragédia de Erasmo de Roterdão é o novo título do austríaco Stefan Zweig no catálogo da Assírio & Alvim. 


«Aquele que sabe sugerir aos homens um novo ideal, a fé no progresso moral da humanidade, torna-se o guia dos seus contemporâneos: Erasmo foi esse homem.» Parábola dos tempos modernos, Triunfo e Tragédia de Erasmo de Roterdão, de Stefan Zweig, celebra a vida e o pensamento deste grande viajante, confesso defensor do acesso à cultura e ao conhecimento. Publicado originalmente em 1934, este ensaio reflete as preocupações do escritor austríaco numa Europa sujeita aos totalitarismos e, pouco depois, à guerra.

Reformador audaz, Erasmo foi também amigo da tolerância e do diálogo, denunciando todos os fanatismos e opondo-se à rutura religiosa que iria ensanguentar a Europa. Foi o primeiro intelectual no sentido moderno, pai espiritual de Espinosa e de Voltaire. Sobre ele, a obra traduzida do alemão original deixa o seguinte recado final: «Neste legado de Erasmo lateja, com grande força criadora, uma promessa. Só confrontando-se com desafios que ultrapassam os homens e que parecem irrealizáveis é que os povos encontram a sua verdadeira e sagrada grandeza.»

SOBRE O LIVRO

Título: Triunfo e Tragédia de Erasmo de Roterdão
Autor: Stefan Zweig
Tradução: Maria Elsa Neves e Maria José Diniz
N.º de Páginas: 160
PVP: 16,60€
Coleção: testemunhos

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Stefan Zweig

Nasceu a 28 de novembro de 1881 em Viena e é um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século xx. Dedicou-se a quase todas as atividades literárias: foi poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo. De ascendência judaica, empreendeu em 1934 um exílio voluntário da Áustria, então sob domínio do regime fascista de Dollfuss (austrofascismo), e viveu na Inglaterra, nos Estados Unidos da América e no Brasil, onde viria a suicidar-se em 1942. Da sua extensa obra, destacam-se as novelas Amok (1922) e Confusão de Sentimentos (1927), a biografia Magalhães, o Homem e o seu Feito (1937), o ensaio Brasil, País do Futuro (1941) e a autobiografia O Mundo de Ontem (1942). A Novela de Xadrez foi a sua obra derradeira, concluída pouco antes do seu suicídio, a 22 de fevereiro de 1942. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,740,154