"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Temporada Música em São Roque com edição em "streaming"

A 32.ª temporada, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sob a direção artística do maestro Filipe Carvalheiro, "optou por um formato exclusivamente online".

Foto: Lusa


A 32.ª Temporada Música em São Roque, que este ano vai decorrer em ‘streaming’, começa na sexta-feira, com o programa "Rosa Immaculata" do Coro Gulbenkian, sobre música mariana ibérica do século XVI, e conta com três estreias absolutas.

A temporada, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sob a direção artística do maestro Filipe Carvalheiro, "optou por um formato exclusivamente 'online', sendo os concertos transmitidos via 'streaming'", anunciou a instituição.

Os dez concertos previstos serão transmitidos através da plataforma rtp.pt/play/palco/ e no site da temporada, assim como as cinco sessões de apreciação musical "Ouvidos para a Música", um ciclo da autoria do maestro Martim Sousa Tavares.

As estreias absolutas dizem respeito a composições de César Viana ("O tempo do leque - três madrigais japoneses, sobre poemas do século XVI", uma encomenda do Ludovice Ensemble para esta Temporada), de Vasco Negreiros ("Como uma Gota de Orvalho", sobre poesia de Kashmendra [séc.XI], e o Introito gregoriano para a Festa de S. Francisco Xavier), e de Miguel Resende Bastos, vencedor do Prémio Musa 2020.

Haverá ainda estreias modernas de peças de Francisco Sá Noronha, de uma versão portuguesa do Requiem, de Mozart, recuperado pelo Americantiga Ensemble, e do Requiem de Manuel Mendes, o mestre da Escola de Évora, redescoberto pelo Officium Ensemble.

No dia próximo dia 30, a partir da Igreja de S. Roque, o maestro Jan Wierzba dirige o Ensemble MPMP que vai interpretar a peça "Três Poemas de Eugénio de Andrade", de Miguel Resende Bastos, composta no âmbito da residência do Prémio Musa 2020, que o jovem compositor venceu com a peça "Um Adeus aos Deuses".

Do mesmo programa faz parte a estreia moderna de duas missas de Francisco Sá Noronha (1820-1881).

A organização refere ainda uma viagem com o Ludovice Ensemble da Europa ao Oriente, na qual se ouvirá música barroca, contemporânea e tradicional asiática.

Um Concerto para duo, por David Costa (oboé) e Pedro Ferro (piano), será inteiramente dedicado a compositores portugueses vivos: Anne Victorino d'Almeida, Nuno Côrte-Real, Sérgio Azevedo e Alfredo Teixeira.

Além da Igreja de S. Roque, ao Bairro Alto, em Lisboa, os cenários dos concertos, "a portas fechadas", devido à pandemia, são o Museu de São Roque, contíguo à igreja, e o Convento de São Pedro de Alcântara, do lado oposto da rua de São Pedro de Alcântara.

O cartaz da Temporada, no conjunto, conta também com a Orquestra Barroca Casa da Música, Pedro Caldeira Cabral e Ducan Fox, além do ensemble MPMP, do Americantiga Ensemble, do Coro Gulbenkian, d'O Bando de Surunyo, do ensemble Aures Serva, do Ludovice Ensemble, do Duo David Costa e Pedro Ferro e do Officium Ensemble.

Consulte aqui todo o programa


por Lusa e Renascença | 14 de outubro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,801,262