"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fernando Venâncio e Nuno Júdice vencem Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho

Premiados os livros "Camões por cantos nunca dantes navegados", de Nuno Júdice, e "Assim nasceu uma língua", de Fernando Venâncio.

Fernando Venâncio e Nuno Júdice


Os livros "Camões por cantos nunca dantes navegados", de Nuno Júdice, e "Assim nasceu uma língua", de Fernando Venâncio, são os vencedores ex-aequo do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, anunciou esta quarta-feira a Associação Portuguesa dos Críticos Literários.

Em comunicado, a associação justifica a distinção referindo que, "sem esquecer a história da receção crítica de Camões, Nuno Júdice liberta o poeta da sua auréola mitificada e conduz à compreensão do seu pensamento sobre o amor, a morte, o país e o mundo".

"Camões por cantos nunca dantes navegados" é "uma obra que ajuda a compreender melhor a modernidade da poética de Camões, enriquecendo indiscutivelmente o panorama dos estudos camonianos", prossegue a associação.

Sobre o outro distinguido, "Assim nasceu uma língua", afirma a associação tratar-se de uma "obra em que um amplo saber filológico se cruza frequentemente com um humor inteligente".

"Fernando Venâncio produziu um estudo notável sobre as origens da língua portuguesa dos primórdios à época contemporânea. Desfazendo erros e mostrando com eficácia e clareza a força e a independência da língua portuguesa, manifestadas aliás desde muito cedo, Assim nasceu uma língua é um ensaio muito vivo e pertinente que se lê como história, a história da uma língua tantas vezes maltratada", pode ler-se na justificação.

O prémio tem o valor de 4.000 euros que será partilhado pelos dois autores e será entregue "em data e local a anunciar".

O júri do galardão foi composto por Ana Mafalda Leite, Liberto Cruz e Paula Cristina Costa.

Nuno Júdice é professor na Universidade Nova de Lisboa, poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo e tradutor, várias vezes premiado nacional e internacionalmente.

Fernando Venâncio é professor na Universidade de Amesterdão, ensaísta, romancista, cronista, tradutor e linguista, com várias obras publicadas nestes diferentes domínios.


por Lusa e Diário de Notícias | 7 de outubro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,785