Notícias
Música: Projeto inovador de ensino artístico nasce em Lisboa
Uma cantora lírica portuguesa e um pianista russo orquestraram um projeto ímpar em Portugal, norteado por ideais humanistas e fundado numa estreita ligação à comunidade.
“Quando se cala o cantor cala-se a vida, porque a vida mesmo é toda um canto.”
Horacio Guarany
Sob os auspícios do Dia Mundial da Música, a Sala MajorMinor abre no próximo dia 1 de outubro no bairro lisboeta de Alcântara.
Paula Morna Dória e Alexey Shakitko têm em comum a paixão pela música, o entusiasmo pela partilha e uma vontade enorme de ajudar a transformar vidas através da arte. Foi este sonho que lhes marcou o ritmo e os impediu de desistir, mesmo quando uma pandemia fechou o mundo e as luzes dos palcos se apagaram.
Num tempo dominado pela incerteza, os criadores da MajorMinor tomaram por universo o seu bairro. Os apoios soaram num coro alinhado, formado por vizinhos, amigos e entidades locais, como a Junta de Freguesia de Alcântara, o Elos Clube de Lisboa e a Fernando Rosado Pianos.
A provar que não há impossíveis quando se juntam vontades, a Sala de Música MajorMinor apresenta-se numa sala de condomínio com 70 metros quadrados, cedida ao projeto. O espaço foi meticulosamente adaptado para acolher um máximo de 80 alunos, que aqui terão aulas individuais de canto lírico, piano, fado, coaching vocal e formação musical.
Ao projeto foi também oferecido o usufruto de um espaço exterior de 170 metros quadrados, que reúne as condições ideais para acolher recitais respeitando os condicionalismos vigentes. O primeiro acontece já no dia 1 de outubro, naturalmente a celebrar a música e o arranque da Sala.
A escola funcionará todos os dias, das 10:00 às 20:00, incluindo sábados e domingos. Destina-se sobretudo a músicos e cantores profissionais, embora se abra também a quem pretenda explorar um instrumento ou sua própria voz, na vertente “aulas livres”.
Mas o que é, afinal, a MajorMinor? É uma escola de ensino artístico integral que, conjugando o saber-fazer e a experiência dos seus docentes, quer dar uma nova resposta a alunos e famílias, conjugando qualidade artística, atenção ao indivíduo e intervenção social.
Um dos planos no horizonte é proporcionar bolsas de estudo a jovens em situação carenciada que revelem talento para a música. Despertar a motivação individual para a Arte é desiderato maior, a alcançar pela via do ensino, mas também através de uma programação cultural regular.
Em síntese, a MajorMinor ambiciona ser reconhecida como uma instituição de referência no ensino da Música, mas também nas relações com a comunidade onde se insere. Neste quadro, aponta para dois objetivos: por um lado preparar músicos profissionais, por outro contribuir para a formação de públicos com sensibilidade estética e sentido crítico.
Na vertente do ensino profissional, apresenta como novidade a disciplina de “coaching vocal”, um treino especializado para participar em castings ou para a interpretação de uma determinada personagem num espetáculo.
A MajorMinor atribuirá o prestigiante Diploma ABSRM, que faculta acesso imediato a cursos de ciências musicais em qualquer universidade estrangeira. Fundada em 1889, a Associated Board of the Royal Schools of Music congrega quatro dos mais importantes Conservatórios de Música da Grã-Bretanha.
Em compasso de espera para a abertura da Escola, os alunos inscritos já ultrapassam a casa das quatro dezenas. A partir de dia 1, começarão estudos sob a batuta dos quatro professores que integram o corpo docente: Paula Morna Dória, Alexey Shakitko, Michael Margarian e Jorge Batista da Silva.
Duas notas finais e um convite: Na MajorMinor todos os dias vão ser dias da música. Sendo a Sala o lugar onde se recebem os amigos, a sua visita será sempre bem-vinda!
Sala de Música MajorMinor
www.majorminor.pt;
geral@majorminor.pt
T: +351 930 433 543