"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O acontecimento mais marcante na nossa História na segunda metade do século XX

Porto Editora publica Guerra Colonial, o livro de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes que analisa ao detalhe o conflito que marcou uma geração. 


A obra Guerra Colonial — agora disponível numa nova edição revista e aumentada, após longos anos esgotada no mercado — debruça-se sobre este fenómeno de primeira grandeza da nossa História, que permitiu a Portugal estar no centro do movimento descolonizador pós-Segunda Guerra Mundial. Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes analisam não só as doutrinas ideológicas e as operações no terreno, mas também o enquadramento político, militar e social da eclosão e, depois, do prolongamento deste conflito armado tendo Angola, Guiné-Bissau e Moçambique como cenários.

SOBRE O LIVRO
Guerra Colonial
Nesta obra, procurou-se primeiro perceber quais os motivos da opção pela guerra, o pilar que desde 1961 sustentou o regime de Salazar, corroído pelos anos de poder e ameaçado pelos «ventos da mudança», e que desmoronou após treze anos perdidos sem um vislumbre de solução, arrastando consigo a ditadura e o colonialismo, considerando o panorama nacional e internacional; também o impacto do conflito na sociedade portuguesa, na economia, nos movimentos sociais, políticos e religiosos; e o modo de fazer a guerra, desde a organização das forças terrestres, aéreas e navais, e das forças locais, à relação dos militares com as populações.
Em seguida, são descritas e analisadas as teses da guerra ganha ou guerra perdida; a teia das conspirações, versando os desfechos para o conflito armado e a questão colonial, urdida entre as várias fações do regime; e por fim as tentativas de solução para a guerra. 

Título: Guerra Colonial
Autores: Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes
Páginas: 584
PVP: 24,90€

Ver primeiras páginas 

SOBRE OS AUTORES


Anieto Afonso

Nasceu a 18 de fevereiro de 1942, em Vinhais. Concluiu o curso da Academia Militar em 1963. Cumpriu comissões em Angola (1969-1971) e em Moçambique (1793-1975). Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1980 e fez um mestrado em História Contemporânea de Portugal, pela mesma faculdade, em 1990. Foi diretor do Arquivo Histórico Militar de 1993 a 2007, integrando vários grupos de trabalho e comissões relacionadas com os arquivos de militares, a sua documentação e história. É membro da Comissão Portuguesa de História Militar. 


Carlos de Matos Gomes

Nasceu a 24 de julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. Foi oficial do Exército, tendo cumprido comissões em Angola, Moçambique e Guiné, e é investigador de História Contemporânea de Portugal. No catálogo da Porto Editora, sob o pseudónimo literário de Carlos Vale Ferraz, figuram os seus romances A Última Viúva de África, Prémio Literário Fernando Namora/2018, Nó Cego, uma obra de referência obrigatória na ficção portuguesa sobre a guerra colonial, e Que Fazer Contigo, pá?. 
Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,725