"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma volta ao mundo em tempos de mudança

António Graça de Abreu, um dos poucos sinólogos portugueses, lançou-se em janeiro de 2020, na sua segunda volta ao mundo num navio de cruzeiro.


Uma viagem inspirada na rota de circum-navegação de Fernão de Magalhães, que o levou a mil recantos do globo, mas que não terminou como esperava. As estratégias de contenção da pandemia por covid-19 impediram António, e a restante tripulação do navio, de terminar a viagem nos moldes previstos. Agora o viajante publica em livro o diário de bordo onde conta esta aventura. Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19 chega às livrarias, com chancela da Guerra e Paz. O livro pode ainda ser adquirido no site da editora.

Itália, França, Espanha, Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália. O planeta foi pequeno, pela segunda vez, para António Graça de Abreu. Um dos raríssimos sinólogos portugueses quis voltar, no último mês de Janeiro, a saciar o fulgor do olhar, ir em busca da complexidade dos quotidianos das gentes espalhadas pelo globo, navegando ao sabor dos mares.

Uma viagem inesquecível, a bordo de uma embarcação de topo, batizada de Magnifica, que levaria o também poeta, ensaísta, professor e tradutor a percorrer o périplo de Fernão de Magalhães, celebrando os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação. Agora o viajante decidiu publicar Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19, o diário de bordo da mais incrível viagem que teve um desfecho inesperado.

Tudo corria bem, entre a riqueza das paragens e a imensidão dos oceanos, representadas neste diário de bordo por lindíssimas fotografias captadas pelo autor, até que em Março a pandemia por covid-19 alastrou-se por todo o mundo, causando o alarme das populações e a consequente ordem de confinamento profilático e encerramento de fronteiras por parte dos Estados.

No livro, o autor conta-nos que Magnifica, à semelhança de outros navios de cruzeiro, foi impedido de atracar em vários portos, tendo de alterar a sua rota original em busca de bom porto ou reabastecimento. Ficamos então a conhecer a forma como António Graça de Abreu lidou, durante mais de um mês, com a incerteza, no interior de um navio à deriva pelo Pacífico, pelo Índico, pelo mar Vermelho e pelo Mediterrâneo, e o desfecho desta jornada hercúlea.

Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19 chega às livrarias portuguesas no dia 22 de Setembro. A obra, editada pela Guerra e Paz Editores, poderá ainda ser adquirida através do site da editora.

Esta é a terceira obra que António Graça de Abreu publica pela Guerra e Paz, Editores, depois de, em 2013 e 2014, ter publicado Toda a China em dois volumes sobre os quarenta anos de peregrinações pelo velho e atual Império do Meio, e, em 2007, Diário da Guiné.  

Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19
António Graça de Abreu
Não-Ficção / Viagem
152+32 (cor) páginas · 15x23 · 16,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,739,848