"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Um Castelo em Ipanema", o segundo romance de Martha Batalha

Um romance comovente sobre escolhas e arrependimentos, sobre a matéria granular da memória e as mudanças impercetíveis e irremediáveis do tempo.


Depois de A vida invisível de Eurídice Gusmão, finalista do Prémio São Paulo de Literatura, semifinalista do Prémio Oceanos e adaptado ao cinema por Karim Ainouz (produção distinguida com o Prémio de Melhor Filme da mostra Un certain regard, no Festival de Cannes), a autora brasileira regressa com uma saga familiar que percorre o Rio de Janeiro ao longo de mais de um século.

É com Johan Edward Jansson, cônsul da Suécia no Rio de Janeiro, e o mergulho na água límpida de uma praia deserta que os leitores entram num lugar ermo e deserto: Ipanema. Ao acompanhar o inusitado sonho de Johan e Brigitta, a sua mulher adoentada, viaja-se também na história da capital carioca e, de forma irónica e acutilante, a romancista explora a construção de uma memória coletiva – como a de um castelo que muitos duvidam que tenha alguma vez existido – e temas e pulsões que têm moldado a sociedade brasileira nas últimas décadas: o sonho da mobilidade e ascensão social, os ideias femininos e feministas, a revolução sexual, o golpe militar e a ditadura, a divisão de classes e a deformação de uma ideia de país.

Finalista da edição de 2019 do prestigiado Jabuti para Romance Literário, Um Castelo em Ipanema é a confirmação do talento de Martha Batalha como romancista e sagaz observadora da sociedade e das tensões de um Brasil sempre em constante mutação. 

SOBRE O LIVRO
Um Castelo em Ipanema
Rio de Janeiro, 1968.
Estela, recém-casada, mancha com lágrimas e rímel a fronha bordada do seu travesseiro. Uma semana antes ela estava na festa de passagem de ano que marcaria de modo irremediável o seu casamento. Estela sabia decorar uma casa, receber convidados e preparar banquetes, mas não estava preparada para o que aconteceu nesse dia. Setenta anos antes, Johan Edward Jansson conhece Brigitta também durante uma festa de passagem de ano, em Estocolmo. Casam-se, mudam-se para o Rio de Janeiro e constroem um castelo num lugar ermo e distante do centro, chamado Ipanema.

Em Um Castelo em Ipanema, Martha Batalha conta-nos como essas duas festas de Ano Novo definem a trajetória dos Jansson ao longo de 110 anos. É uma saga familiar imersa em história, construída com humor, ironia e sensibilidade. A riqueza e a complexidade dos múltiplos personagens criados pela autora permitem tratar de temas que se entrelaçam e definiram a sociedade brasileira nas últimas décadas, como o sonho da ascensão social, os ideais femininos e feministas, a revolução sexual, a reação ao golpe militar, a divisão de classes, a deterioração do país.

Título: Um Castelo em Ipanema
Autor: Martha Batalha
Páginas: 288
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA
Martha Batalha

Licenciada em jornalismo com especialização em literatura, trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Depois de alguns anos a trabalhar como repórter, abriu a sua própria editora, a Desiderata. Após a publicação de alguns bestsellers, Martha Batalha vende a editora e muda-se para Nova Iorque onde prossegue os estudos e obtém a bolsa Oscar Dystel para um mestrado em edição, área em que trabalha durante algum tempo antes de se dedicar à escrita.
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão é o seu primeiro romance. Martha vive em Santa Monica, Califórnia, com o marido e dois filhos. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,503