"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dança, teatro, performance e documentário no Temps d’Images, que volta a Lisboa

Entre 9 de outubro e 30 de novembro, o festival apresenta uma dúzia de espectáculos e junta artistas e público em diferentes espaços de Lisboa.

"Anesthetize", da coreógrafa Maurícia Neves DR


A 18.ª edição do Temps d'Images vai apresentar uma programação com 12 espetáculos de dança, teatro, performance e documentário, incluindo seis estreias absolutas, entre 9 de outubro e 30 de novembro, em Lisboa, anunciou a organização.

A programação, que também inclui quatro primeiras apresentações em Lisboa, tinha sido inicialmente pensada para dois momentos, em épocas diferentes, a primeira, prevista para decorrer entre Maio e Junho deste ano, foi cancelada devido à pandemia da covid-19.

Este “Momento II” do Temps d'Images 2020 (TdI) — que abre com a obra Anesthetize, a 9 e 11 de outubro — junta artistas e público em diferentes espaços de Lisboa, e alarga a sua rede de parceiros, apresentando ainda uma peça online.

A obra Anesthetize, da coreógrafa Maurícia Neves, terá como palco a Black Box do Centro Cultural de Belém (CCB).

Entre 16 e 18 de outubro, no Lavadouro de Carnide, apresenta-se a primeira estreia absoluta desta 18.ª edição do TdI, a peça Memorial, da coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, com a participação de Sónia Baptista, seguindo-se, a 23 e 24 de outubro, a peça I'd rather not, da coreógrafa, dramaturga e atriz Andresa Soares, na Appleton - Associação Cultural.

O Centro de Artes de Lisboa (CAL) - Primeiros Sintomas recebe, entre 30 de outubro e 1 de novembro, a peça de teatro FIM, de André Loubet, João Estima e Rita Delgado, e, a 4 e 5 de novembro, é o Teatro Thalia que acolhe a também estreia em Lisboa da obra teatral As Árvores Deixam Morrer Os Ramos mais Bonitos, do Coletivo Outro.

A 6 e 7 de novembro, Alexandre Pieroni Calado e Paula Garcia apresentam a peça de teatro A Parede, no CAL - Primeiros Sintomas, e, entre 11 e 13 de novembro, o grande auditório do CCB recebe o espetáculo O que Vêem As Nuvens, de Ricardo Vaz Trindade.

Os jardins de Belém serão o espaço no qual Tiago Cadete apresentará, a 14 e 15 de novembro, a visita-guiada/performance Cicerone”, uma obra em estreia absoluta no TdI, com ponto de encontro e partida no Padrão dos Descobrimentos, em Belém.

Nos mesmos dias, e também em estreia absoluta, Gustavo Sumpta apresenta Sempre em Pé às Carpintarias de São Lázaro, uma peça que inclui uma performance de 24 horas.

Geografia do Amor: Vol. I, de Diego Bagagal, a única obra online desta edição do TdI, e também uma estreia absoluta, é exibida no dia seguinte, a 16 de novembro, e já perto do fim do mês, entre 27 e 29 de novembro, a Plataforma 285 leva ao LUX a estreia absoluta da peça teatral Empowerbank.

O TdI, com direção de Mariana Brandão, encerra a 30 de novembro com a estreia, no Cinema Ideal, do documentário de Maria João Guardão intitulado Este afeto que me ocupa, que acompanhou a desocupação do n.º 55 da Rua Poço dos Negros, em Lisboa, a sede do ateliê RE.AL, que encerrou portas no ano passado, e que celebraria em 2020 o seu 30.º aniversário.

Desde a sua criação, em 2003, e ao longo de 17 edições, passaram pelo TdI — que cruza várias artes e começou como uma rede europeia de programação — 342 peças de autores nacionais e internacionais, de diversos formatos e géneros, incluindo a performance, teatro, instalação, cinema, dança, fotografia e música.

No ano passado, o festival apresentou vinte espetáculos, nove em estreia absoluta, e deu carta-branca ao músico Paulo Furtado para celebrar a cinematografia nacional do século XXI.

O Temps d'Images é uma produção DuplaCena/Horta Seca financiado pela Direcão-Geral das Artes e a Câmara Municipal de Lisboa.


por Lusa e Público | 14 de setembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,804,049