Notícias
Obras de conservação da cobertura da Capela de Santa Iria
O convento e a capela de Santa Iria, dedicados à padroeira de Tomar, foram construídos em 1467, incorporando uma das mais belas lendas de Tomar.
A igreja classificada como imóvel de interesse público, é uma obra-prima de estilo renascentista, consequência da denominada escola "Renascença Coimbra"; são obras de João de Castilho, o portal da igreja e a sua janela.
O espaço interior é composto por uma única nave, coberta por teto de caixotões de madeira com ornatos pintados e as paredes forradas com azulejos de tapete "ponta de diamante". Do lado da Epístola situa-se a Capela dos Vales, classificada como monumento nacional por D.L.11/07/1920, mandada edificar em meados do século XVI por D. Miguel do Vale e dedicada primitivamente ao Senhor Jesus. O modelo renascentista desta capela particular atribui-se ao risco de uma oficina coimbrã, possivelmente a João de Ruão (, ibidem, p. 84).
Não obstante se tratar de um imóvel privado, pertença da família Valle de Castro, a sua abertura ao público é assegurada pelo Município de Tomar, registando largos milhares de visitantes por ano.
É pois, no âmbito desta parceria público-privado, que o Município assume a manutenção e conservação do imóvel, estando nesta altura a proceder a trabalhos de revisão da cobertura, com a substituição de telhas partidas ou deslocadas, responsáveis por infiltrações em várias zonas da Capela, com especial incidência sobre o altar e sobre o teto de caixotões de madeira pintados.