"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro das Figuras anuncia programação para os últimos meses de 2020

Apesar de todas as incertezas que o estado de pandemia trouxe, é importante dar continuidade a uma programação cultural assídua e diversificada, adaptada às novas exigências de segurança e saúde públicas, como  resposta à necessidade que o público manifesta em voltar a assistir a teatro, dança,  concertos e outras manifestações artísticas.

Sílvia Pérez Cruz & Farsa Circus Band


No ano em que completa 15 anos de existência, o Teatro das Figuras, cujo surgimento enquanto palco capaz de dar resposta às maiores exigências técnicas que os espetáculos requerem veio alterar o panorama artístico local e regional, é hoje uma referência na programação artística nacional e consegue, apesar dos tempos atípicos que vivemos, manter as propostas fundamentais previstas desde o início do ano. É o caso do festival Dance, Dance, Dance que decorre já em setembro; da recriação do concerto Beethoven Akademie 1808 em outubro; e dos projetos comunitários Teatro de Vizinhos e Cortes de Faro em novembro, mês que acolhe ainda a antestreia da peça Atlântico de Tiago Cadete, que estreia depois no Teatro Nacional D. Maria II.

Em setembro decorre o festival de dança contemporânea Dance, Dance, Dance, que apresentará três momentos fundamentais: RITE OF DECAY, de Joana Castro, no dia 19; a estreia da co-produção do Espaço do Tempo e do Teatro das Figuras de DEN.TRO de Maria Fonseca no dia 24; e Dueto de Diana Niepce, no dia 26.

Antes, de 7 a 15 de setembro e no âmbito do Festival Verão Azul, do qual o Teatro das Figuras é co-produtor, decorre a residência de Miguel Boneville com a peça A Importância De Ser Alan Turing, com apresentação pública no dia 15. 

16 de setembro, o inglês Peter Kember, mais conhecido por Sonic Boom, nome revelador das suas obsessões com o som enquanto fenómeno de elevação mental, apresenta o espetáculo All Things Being Equal que, imune a tendências externas, não cede ao peso do tempo em dez canções quase orquestrais de eletrónica, nascidas de uma armada de sintetizadores modulares e analógicos.

Nota ainda para o facto de se manter a programação paralela das palestras online Vidas Com Arte, que começou na quarentena e tem como objetivo dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados mas também de novos artistas emergentes. No dia 25 de setembro a convidada será a bailarina, coreógrafa e escritora Diana Niepce, no dia 14 de outubro o coreógrafo Victor Hugo Pontes e encerra a 16 de novembro, com o incontornável encenador Ricardo Pais.

A música é naturalmente o grande destaque de outubro, com os concertos Carta a Amália de Júlio Resende no dia 1, assinalando o Dia Mundial da Música e os 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues e de Camané e Mário Laginha no dia 16.

Nota ainda para a estreia da co-produção com o LAMA - Laboratório de Artes e Média do Algarve, da peça de teatro juvenil Romeu e Romeu, no dia 15, para a apresentação da peça Turma de 95 de Raquel André da qual o Teatro das Figuras é co-produtor e para a recriação do concerto Akademie que Beethoven deu em 1808, pela Orquestra Clássica do Sul, no âmbito do 250.º aniversário do nascimento do compositor que decorre dias 29 e 31. 

Novembro revela, no dia 6, a estreia da co-produção com o JAT – Janela Aberta Teatro da peça Teatro de Vizinhos, um projeto com direção de Miguel Martins Pessoa e consultoria da argentina Edith Scheruma das referências mundiais do Teatro Comunitário. Ainda na lógica no Teatro Comunitário, dia 21 decorre a estreia de As Cortes de Faro, que resulta de uma encomenda do Teatro das Figuras a Rui Catalão.

Companhia Nacional de Bailado apresenta as coreografias de Marco da Silva Ferreira e Filipe Portugal no dia 14. E, a finalizar o mês, a 28 de novembro, o destaque vai para a antestreia da peça de teatro Atlântico, uma co-produção do Teatro Nacional D. Maria II, Festival END (Coimbra) e Teatro das Figuras.

O ano não termina sem que dezembro volte a trazer música ao Teatro das Figuras, com os concertos de Aldina Duarte e Sílvia Perez Cruz & Farsa Circus Band agendados para 5 e 15 de dezembro, respetivamente.

estreia da co-produção da peça Animais Carnívoros de Miguel Moreira com direção de Rogério de Carvalho. A Companhia de Dança do Algarve em co-produção com o Teatro das Figuras apresenta ainda o habitual espetáculo de Natal entre 17 e 20 de dezembro.

TEATRO DAS FIGURAS
www.teatrodasfiguras.pt | Facebook | Instagram 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,803,984