"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Em Português nos (Des)entendemos

O livro, com chancela Ideias de Ler, chega às livrarias de todo o país no dia 20 de agosto. 


Será que 
Em Português nos (Des)entendemos?
Bô, a língua portuguesa é estepilha, mas é ideal para mangar com os amigos*

Que a língua portuguesa é rica em expressões insólitas e divertidas ninguém duvida. Mas será razoável afirmar que, falando a mesmo língua, nem sempre nos entendemos? João Carlos Brito acredita que sim e Em Português nos (Des)entendemos coleciona as melhores expressões regionais do nosso património linguístico. O livro, com chancela Ideias de Ler, chega às livrarias de todo o país no dia 20 de agosto.

Portugal é um país pequeno em território, mas nos seus cerca de 92 mil quilómetros quadrados concentra uma vasta diversidade paisagística, meteorológica e linguística. É sobre esta última que o autor se debruça há mais de 35 anos e, depois de explorar o calão portuense ou o minhoto, aventura-se numa verdadeira volta a Portugal em regionalismos.

Em 10 capítulos, organizados de norte a sul com passagem pelas ilhas, os leitores vão conhecer algumas das palavras e expressões que mais caracterizam os diferentes territórios do país e, com bastante humor e pertinência, descobrir as suas origens e o contributo para a riqueza linguística que os portugueses possuem. 

*Bom, a língua portuguesa é levada da breca, mas é ideal para brincar com os amigos 

 

SOBRE O LIVRO 


Título: Em Português nos (Des)entendemos
Autor: João Carlos Brito
Nº de páginas: 184
PVP: 14,40€

Em Português nos (Des)entendemos
Falamos todos a mesma língua, mas a verdade é que nem sempre nos entendemos. De norte a sul, passando pelas ilhas, Em Português nos (Des)entendemos dá-nos a conhecer expressões insólitas e divertidas que muito nos contam sobre o nosso povo, ajudando a perceber os contextos e as influências que a língua sofreu ao longo dos últimos séculos. São autênticas pérolas da língua portuguesa que enriquecem o nosso património linguístico, o maior símbolo da unidade nacional.
Sem andar à troncamaronca e sem falar para a central, este livro leva-nos numa visita guiada sem fezes para que até o mais begueiro compreenda que tem sempre tafulho. De lamber os cambeiros!

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

 

João Carlos Brito
Nasceu no Porto, onde sempre residiu. É licenciado em Línguas e Culturas Modernas, pela Universidade de Aveiro, e pós-graduado em Bibliotecas Escolares, pela Faculdade de Psicologia e Ciências Humanas da Universidade do Porto. É professor e escritor.
Autor de romances, ensaios e coordenador de diversas coletâneas e projetos na área das letras, foi distinguido em concursos literários nacionais e internacionais.
É presença assídua na televisão nacional para falar daquilo que mais o fascina: a língua portuguesa.

 

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,069