Notícias
Município de Sines entregou prémios do concurso "filMAR para Sensibilizar"
A Câmara Municipal de Sines entregou a 12 de agosto, nos Paços do Concelho, os prémios da 2.ª edição do concurso de vídeo “filMAR para Sensibilizar”, promovido no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul da Europa.
O 1.º prémio foi entregue a Nuno Faria, 14 anos, aluno da Escola Secundária Poeta Al Berto, que venceu o concurso com o filme “Um Mar de Lixo”.
Em 2.º lugar, ficou classificado o filme “Ondas de Poluição”, de Marta Guerreiro, também com 14 anos, aluna da Escola EB 2,3 Vasco da Gama.
Nuno Faria recebeu um prémio no valor de 400 euros e Marta Guerreiro recebeu um prémio no valor de 250 euros, ambos oferecidos pelo patrocinador, a empresa Águas de Santo André.
O objetivo desta edição do concurso foi dar aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho uma oportunidade para usarem os seus talentos criativos e serem uma voz pela proteção dos oceanos, contribuindo para sensibilizar para o problema do lixo marinho.
Na cerimónia de entrega dos prémios, a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Sines, Paula Ledo, destacou a coragem dos alunos em produzir os filmes em contexto de pandemia e disse que os mesmos serão agora utilizados pelo município como suporte ao seu trabalho de educação ambiental.
“Nem que com os vossos filmes consigam mudar a atitude ambiental de uma única pessoa, já terá valido a pena o esforço”, disse Paula Ledo.
Além da vereadora do Ambiente, o júri do concurso integrou os seguintes elementos: Diogo Vilhena (realizador), Sandra Miguel (representante das Águas de Santo André), João Castro (Universidade de Évora / ECT-MARE-CIEMAR) e Carla Lourenço (Straw Patrol).
Os trabalhos foram avaliados com base nos seguintes critérios: utilização de linguagem correta e clara, informação científica, adequação ao tema, qualidade de pesquisa que reflete, relevância e potencial de impacto da mensagem e originalidade.
Organizado pelo Município de Sines e patrocinado pela empresa Águas de Santo André, o concurso teve também o apoio das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul, Universidade de Évora / Escola de Ciências e Tecnologia, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, CIEMAR-Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora e Straw Patrol.