1 músico, 3 projetos e 3 músicas lançadas no mesmo dia: a mensagem criativa de Simão Reis
Um Simão dá muitos heterónimos e cada um deles lança música nova: a mensagem criativa de Simão Reis.
Lançando três músicas no mesmo dia, Simão Reis compõe, grava, produz e constrói videos para o seu projeto homónimo bem como para Chevalier de Pas e SID.
Com lançamento no dia 4 de agosto, "candy", "Piano" e "DANCEI!" são compostas, produzidas e gravadas por Simão Reis no seu estúdio caseiro, onde criou também os video clips para as três músicas em colaboração com a ilustradora Beatriz Szwarc (@_beazeitona).
Embora com a mesma génese, os três projetos encarnam sonoridades diferentes com um ponto em comum - a guitarra.
Em Chevalier de Pas ("candy") encontram-se sonoridades mais psicadélicas e descontroladas, em Simão Reis ("Piano") as mesmas são mais poéticas e romanciadas domindo o indie rock e a sua mistura com a música popular portuguesa, enquanto em SID ("DANCEI!") existe uma dimensão de dream pop com sonoridades mais melancólicas.
Chevalier de Pas - "candy"
"candy": "Uma goma ácida que explode na boca quando menos se espera".
Sobre Chevalier de Pas: Inspirado no primeiro heterónimo do maior poeta português, Chevalier de Pas é uma viagem psicadélica ao recreio de um guitarrista. Cantado em inglês este é o resultado de um processo criativo e açucarado em que o seu criador desafia as concepções de géneros musicais.
"Piano": Terceiro single de Simão Reis, "Piano" é uma música contagiante que se inspira na música popular portuguesa misturada com elementos do rock. Com a guitarra elétrica a ser o equilíbrio perfeito para sua típica voz crua, "Piano" é sobre a busca utópica e surpreendente do amor. Nela encontram-se similaridades com os sons de Manuel Cruz e Nuno Prata, e uma natural poesia tão intrinsicamente portuguesa.
Sobre Simão Reis: No seu projeto homónimo, Simão Reis compõe músicas à maneira antiga. Altamente guiado pelas letras poéticas, as músicas são construídas camada por camada dando sempre um espaço especial à guitarra eléctrica.
"DANCEI!": Segundo single do projeto SID, "DANCEI!" é sobre a capacidade de nos agarrarmos às positividades de relacionamentos fugazes. Sobre a forma como o dançar com vontade é algo bonito e que devemos recordar com alegria. Rica em divergências propositadas dos normais ritmos da guitarra, ouvimos instrumentais carregados de slides e efeitos, sonoridades tão próprias dos sonhos e que refletem na canção a leveza das memórias positivas.
Sobre SID: Projecto que nasce da necessidade do autor se expressar em Português e num conceito de dream pop, Sid é o primeiro projeto a nascer da mente criativa de Simão Reis. Em Sid, ouvimos músicas altamente influenciadas pelos anos 80, músicas carregadas de melancolia e sonho, em que o liricismo é sempre o principal mensageiro.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.
Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma história emocionante da amizade entre Cão e Robot, numa nostálgica atmosfera dos anos 80 em Nova Iorque.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!