"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio de Poesia Joaquim Pessoa 2020 atribuído a Dionísio Vila Maior

“Orfeu sem mim”, da autoria de Dionísio Vila Maior, venceu a terceira edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, promovido pela Câmara Municipal da Moita e pela Editora Edições Esgotadas.


“A obra vencedora denota uma sólida e bem fundamentada arquitetura modelada na confluência de mitos clássicos, do memorialismo autoral e de leituras da modernidade estética”, revela o júri do Prémio, composto por Annabela Rita (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / Presidente do Júri), Ana Maria Oliveira (Universidade Católica/ Instituto Politécnico de Viseu/ representante da editora Edições Esgotadas), Isabel Ponce de Leão (Universidade Fernando Pessoa), Luísa Antunes Paolinelli (Universidade da Madeira) e José Beiramar (professor / representante da Câmara Municipal da Moita).

O prémio tem um valor de 5 000 euros, atribuído pela Câmara da Moita. A obra vencedora é publicada pela Editora Edições Esgotadas.

De referir que a edição de 2020 do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa teve uma adesão muito significativa, com um total de 340 candidatos, de vários países e regiões, desde Espanha, Brasil, França, Itália, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Inglaterra, Madeira, várias ilhas dos Açores e de norte a sul de Portugal. Tratando-se de um prémio de poesia ligado ao nome de um poeta vivo, o interesse de um número tão elevado de concorrentes evidencia que esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Moita e da editora Edições Esgotadas já conquistou o respeito e o reconhecimento do público.

O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa foi criado pela Câmara Municipal da Moita, em parceria com a Editora Edições Esgotadas, em 2015, no âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade literária do poeta. Destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra de poesia escrita em língua portuguesa, indo ao encontro de um dos grandes objetivos do Município da Moita: oferecer cada vez mais estímulos à produção, criação e difusão cultural, nomeadamente à criação literária. Este prémio visa igualmente homenagear um poeta que viveu e cresceu no concelho da Moita, sendo um exemplo a seguir a nível cultural e literário, e sublinhar a importância de uma política de leitura pública, desenvolvida pelo Município ao longo de mais de 30 anos, a criar e a satisfazer necessidades de leitura e escrita, contribuindo para o desenvolvimento pleno do espírito critico e da cidadania.

A data de entrega do prémio ao vencedor será anunciada atempadamente.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,806,740