"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A obra rigorosa que faltava à edição portuguesa

Ancestral, dinâmica e plural. Conheça a história de África, do Paleolítico até 2020, através do Atlas Histórico de ÁfricaDa Pré-história aos Nossos Dias.


Um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho de um coletivo de mais de duas dezenas de pesquisadores e especialistas, dirigidos pelos historiadores François-Xavier Fauvelle e Isabelle Surun, com cartografia de Guillaume Balavoine. Um documento único, que vem preencher uma lacuna gritante da edição portuguesa, este atlas reúne textos exemplares, uma centena de mapas e outros documentos históricos. O Atlas Histórico de África já se encontra disponível à venda no site da Guerra e Paz Editores.

África tem uma herança histórica riquíssima, povoada por sociedades que conheceram múltiplas trajetórias ao longo dos milénios, sem deixar de interagir entre si e com os mundos externos. Herança documentada no Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias, dirigido pelos historiadores François-Xavier Fauvelle e Isabelle Surun e com  cartografia de Guillaume Balavoine.

Um documento cujos textos resumem e esclarecem os cinco grandes períodos que marcam a história africana, partindo da África antiga, desde a Pré-história até o século XV, que foi, ao mesmo tempo, berço e caldeirão da diversidade linguística, técnica e política. 

Segue-se a África na era moderna, compreendida entre o século XV e o século XVIII, marcada pelos seus grandes reinos e pelo início da presença europeia.

Após a abolição do tráfico atlântico de escravos e as reconversões económicas africanas, surge a África soberana do século XIX e, mais tarde, a África sob o domínio colonial, espartilhada entre potências e dividida entre resistências anticoloniais e descolonizações.

E por fim, a África das independências, que enfrenta, até aos dias de hoje, inúmeros desafios políticos, económicos e sociais.

Este atlas reúne mais de 100 mapas e os conhecimentos constantemente renovados da história da África, mostrando o quanto este continente, longe de se fechar sobre si próprio, tem sido dinâmico e unido à história global.

Um trabalho rigoroso, atraente e didático, realizado por 28 dos melhores pesquisadores e especialistas em história de África.

Esta é a segunda obra do historiador francês François-Xavier Fauvelle que a Guerra e Paz publica, depois de A Ideologia Afrocentrista à Conquista da História: A Memória em Leilão, que se encontra à venda desde o último mês de maio.

Direção: 
François-Xavier Fauvelle  e Isabelle Surun

Cartografia: 
Guillaume Balavoine

Autores:  
Amélie Chekroun, Anne Cornet, Rémi Dewière,  Anthony Guyon, Boris Samuel, Catarina Madeira-Santos, Catherine Coquery-Vidrovitch, Catherine Wihtol de Wenden, Clément Ménard, Emmanuelle Sibeud, Étienne Smith, Gérard Chouin, Guillaume Lachenal, Hadrien Collet, Henri Médard, Jean-Loïc Le Quellec, Jean-Pierre Bat, Joël Michel, Marcel Dorigny, Myriam Houssay-Holzschuch, Odile Goerg, Robin Seignobos, Samuel F. Sanchez, Stéphane Pradines, Thomas Leyris e Vincent Hiribarren. 

Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias
Não-Ficção / Atlas
168 páginas · 17x24,5 · 19,90 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,033,679