"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Maria Matos volta a receber público

Depois de quase dois anos sem atividade, o Teatro Maria Matos volta a receber público a partir desta terça-feira . Embora a abertura oficial esteja marcada para quarta-feira, com o musical "Avenida Q".

Teatro Maria Matos reabre durante pandemia © Lusa


O Teatro Maria Matos reabre com a reposição do musical "Avenida Q", que esteve em cena em 2017 no Teatro da Trindade e no Casino de Lisboa e, em 2018, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Hoje haverá um ensaio solidário.

O musical, com encenação de Rui Melo, estará em cena até 1 de novembro e marca o regresso à atividade deste teatro, agora concessionado pela Câmara Municipal de Lisboa à Força de Produção.

O Teatro Municipal Maria Matos despediu-se do público, enquanto espaço gerido pela autarquia, em 14 de julho de 2018. Exatamente dois anos depois volta a acolher público.

O "novo" Teatro Matos posiciona-se, de acordo com a Força de Produção, "como um espaço de criação do presente, como lugar de encontro de pessoas diferentes, mas unidas, um Teatro de todos e para todos".

A equipa de "consultoria" do teatro inclui o humorista Bruno Nogueira e os músicos Filipe Melo e Nuno Rafael.

A programação terá "enfoque principal na realização de produções teatrais destinadas ao grande público", com "produções próprias, coproduções nacionais e internacionais e parcerias numa oferta regular, diversa e acessível, organizada em longas e médias temporadas".

A "complementar o programa central de Teatro", haverá também atividades na área da música, "com uma aposta regular na oferta, em formato de ciclos, festivais e apresentações, estando, igualmente aberta a possibilidade de desenvolver projetos de natureza social e inclusiva com preocupações educativas e pedagógicas, que promoverão novos públicos".

Enquanto teatro municipal, o Maria Matos trabalhava frequentemente com a comunidade da zona onde se situa e, segundo a Força de Produção, esse trabalho terá continuidade.

Além disso, a empresa pretende "desenvolver uma rede informal de parcerias com estruturas de produção de teatro, dança, música e museus, propondo-se integrar um 'programa de cruzamento/partilha' de espectadores, a partir de propostas de relação coerentes, inspiradas pelos conteúdos programáticos desenhados em cada temporada para o Maria Matos".

O Teatro Maria Matos tem também um café cuja data de abertura está ainda "por definir".

A programação musical arranca com os Clã, que irão apresentar o novo álbum, "Véspera", em 20 de julho.

Durante o verão, estão também agendados concertos de Cabrita (3 de agosto) e Afonso Cabral (4 de agosto), o espetáculo "Salvador Sobral canta Brel" (10 e 11 de agosto) e atuações de Alma Nuestra (17 e 18 de agosto), Salvador Sobral (24 e 25 de agosto) e de Ruge, projeto do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho (7 e 8 de setembro).


por Lusa e Diário de Notícias | 14 de julho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,807,007