Notícias
Lusófona lidera consórcio vencedor do programa "Universidades Europeias"
O Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona vai liderar um consórcio de quatro instituições selecionadas no âmbito do programa europeu “Universidades Europeias” para criar a primeira Universidade Europeia na área de Cinema e Media.
Esta é a primeira vez que uma universidade portuguesa lidera um dos consórcios vencedores deste programa da União Europeia onde já participam outras IES Portuguesas, mas até hoje nunca como líderes de consórcios.
O programa “Universidade Europeias” é atualmente um dos mais emblemáticos programas da União Europeia e é promovido pela Comissão Europeia com a ambição de construir um espaço europeu de educação, que permita aos estudantes obter um grau académico através de estudos realizados em vários países europeus. O programa pretende contribuir para a competitividade internacional das universidades europeias e posicionar a Europa como um líder em diferentes áreas do saber e da educação.
A Universidade Lusófona candidatou-se com o projeto FILMEU – The European University for Film and Media Arts, um projeto que junta quatro Escolas de cinema e media que conseguiram criar uma formação flexível, inovadora, e internacional. Além da Lusófona, o projeto envolve a LUCA School of Arts, em Bruxelas, na Bélgica; a SZFE - Universidade de Teatro e Cinema, de Budapeste, na Hungria e o Dún Laoghaire Institute of Art Design and Technology, localizada em Dublin, na Irlanda.
A aprovação desta candidatura, num total de 24 projetos aprovados pela União Europeia, leva mais longe o nome da Universidade Lusófona e terá inegável impacto na sociedade portuguesa, nomeadamente nas indústrias culturais e criativas, projetando uma vez mais o departamento de Cinema e Artes dos Media como uma escola de referência a nível nacional e internacional.