Este projeto surge da necessidade que os alunos dos Projetos de Envelhecimento Ativo têm demonstrado em conversar, de se relacionar com outras pessoas e na realização de algumas tarefas, às quais deixaram de ter acesso, desde que foram aconselhados pela Direção Geral da Saúde a ficar em casa, o que, por sua vez, leva ao isolamento social.
Para que os alunos possam manter algumas das suas atividades, serão levados até eles, livros, jogos cognitivos, ferramentas digitais e outros materiais que se considerem pertinentes.
Será ainda fomentada a comunicação e a convivência entre os técnicos dos PEA e ou voluntários e os alunos, sendo privilegiada a estimulação cognitiva e o sentido crítico.
As conversas com estes alunos, devem essencialmente abordar os temas da atualidade (pandemia, quarentena, Covid-19, entre outros…), tendo o cuidado de fazer chegar aos alunos apenas as informações consideradas relevantes e essenciais nesta área, dotando-os de atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.
Para segurança de todos serão cedidas mascaras aos técnicos da autarquia e aos voluntários que adiram ao projeto mantendo se as regras de distanciamento social definidas pela Direção Geral de Saúde em relação aos alunos dos PEA.