"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Praia, miradouro, aldeia do xisto: há novos passadiços nas Fragas de São Simão

A monumentalidade natural da zona da aldeia Casal de São Simão, na serra da Lousã, conta agora com um novo miradouro e passadiços para interligar as atrações.

Fragas de São Simão_C.M. Figueiró dos Vinhos Fragas de São Simão_C.M. Figueiró dos Vinhos Fragas de São Simão_C.M. Figueiró dos Vinhos Fragas de São Simão_C.M. Figueiró dos Vinhos Fragas de São Simão_C.M. Figueiró dos Vinhos Fragas de São Simão_C.M. Figueiró dos Vinhos


Em pleno território das Aldeias do Xisto, na envolvência da serra da Lousã, a zona das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, já era senhora de muitas atrações. Fosse pela aldeia, o Casal homónimo, fosse pelos passeios pela natureza e produtos locais ou, claro, pela praia natural.

Mas, este Verão, as fragas têm novidades: miradouro e passadiços foram preparados a tempo da temporada e inaugurados oficialmente a 3 de julho.

“Os passadiços, com cerca de dois quilómetros, facilitam o acesso à fantástica praia fluvial das Fragas de São Simão, que convida a um dia bem passado no meio da natureza”, resume o Turismo do Centro, que sublinha que “pela beleza natural envolvente, em frente à Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, este passa a ser um destino de visita obrigatória para quem visita a região”.

A intervenção no local “permitiu requalificar um antigo caminho ancestral e ligar três polos de importante atração turística no concelho: a praia fluvial, o miradouro e a aldeia de xisto”, sublinha por seu lado Jorge Abreu, presidente da autarquia de Figueiró dos Vinhos.

Pela aldeia de Casal de São Simão, que na verdade é só uma rua, podemos sentir-nos num dos Refúgios de Pedra (é mesmo este o nome da associação responsável pela recuperação da aldeia), “com uma fonte que continuamente entoa a canção da água”, “com uma capela que nos conta lenda de santo”, “com uma vereda que nos leva à praia”, resumem as Aldeias do Xisto. Sublinha-se aqui que há num local “um novo sentir coletivo feito de pessoas que recuperaram as casas com as suas próprias mãos”. No local, há restaurante, alojamento e loja.

A praia fluvial, “entre duas imponentes fragas”, fica a 15 minutos a pé, por percurso pedestre, da aldeia, com “água da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere”, “tão límpida que se vislumbram as pequenas pedras no seu interior”.

Em redor, não faltam atividades e caminhos para descobrir, agora com os passadiços, que deverão crescer mais cerca de 1km em breve até à Ermida de São Simão, a facilitarem acessos.

“A obra de implementação de passadiço, beneficiação do percurso da ribeira de Alge” à aldeia de S. Simão e “requalificação do Miradouro de S. Simão, com construção de zona de estacionamento”, segundo dados da autarquia, representa um investimento de cerca de 400 mil euros, financiado a 90% pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Valorização Turística do Interior.


por Fugas in Público | 9 de julho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,809,736