"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Não é demasiado tarde para aprendermos a salvar as abelhas

Um livro envolvente e informativo sobre uma causa de grande importância para a Humanidade: o declínio da população mundial de abelhas e os impactos no meio-ambiente.


A Abelha Boa: Um Elogio às Abelhas e o Caminho para as Salvar 
(ed. Vogais | 176 pp. | 15,49€) dá a conhecer o papel que as abelhas desempenham no mundo natural, o relacionamento que sempre tiveram connosco ao longo dos tempos, as ameaças que enfrentam e o que todos podemos fazer para as salvar. A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui

Profusamente ilustrado, o livro inclui histórias, curiosidades e receitas, ao mesmo tempo que nos leva numa viagem à descoberta das complexidades do comportamento das abelhas.

Sinopse

Um voo pela relação especial das abelhas com o homem Sem abelhas, o mundo simplesmente não funcionaria. Ajudar e proteger estas preciosas criaturas torna-se, assim, imperativo para a sobrevivência do planeta. No entanto, não se pode salvar o que não se ama, tal como não se pode amar o que se desconhece, e este livro vem colmatar essa lacuna.

Os especialistas Alison Benjamin e Brian McCallum partilham a sua admiração por esta vital e misteriosa criatura, ao mesmo tempo que indicam o caminho para uma viagem de descoberta às complexidades do seu comportamento. Fique a conhecer o papel que as abelhas desempenham no mundo natural, o relacionamento que sempre tiveram connosco ao longo dos tempos, as ameaças que enfrentam e o que todos podemos fazer para as salvar.

Cinco medidas simples para ajudar as abelhas:

  • Plantar flores, arbustos e árvores para as abelhas durante todo o ano;
  • Disponibilizar locais e materiais para elas nidificarem;
  • Evitar herbicidas e pulverizadores de inseticidas;
  • Deixar a relva crescer;
  • Criar um bebedouro para as abelhas.

«Este livro também mergulha na relação especial das abelhas com o Homo sapiens. As abelhas fornecem alimento, doçura, luz de velas e medicamentos desde que a humanidade começou a recolher mel, há 20 mil anos. Agora estão a dar-nos um sinal, como o canário na mina de carvão, de que o futuro delas está ameaçado e com ele a vida na Terra tal como a conhecemos. (…)

Assim, esperamos que, acima de tudo, este livro ajude a que as pessoas se apaixonem pelas abelhas à sua volta. Porventura, se conseguirmos atribuir nomes e rostos às há muito ignoradas, mas singularmente sedutoras, abelhas solitárias, com as suas patas peludas, tufos ruivos e engenhosas técnicas de construção de lares, então teremos uma melhor hipótese de salvar a polinizadora principal da natureza — e, pelo caminho, a nós próprios.» pp. 6-7

SOBRE OS AUTORES

Alison Benjamin é editora no jornal The Guardian. Brian McCallum é apicultor e ex-inspetor governamental. Juntos, fundaram a Urban Bees, empresa que pratica a apicultura em ambiente urbano, mantendo colmeias em terraços, gerindo «hotéis» para abelhas solitárias e indicando o caminho para a manutenção de jardins amigos destes insetos. Tudo isto ao mesmo tempo que sensibilizam a opinião pública para a importância das abelhas no mundo citadino. Autores de vários livros sobre abelhas, Alison e Brian são casados, vivem em Hackney, no leste de Londres, e acreditam que as abelhas são seres infinitamente fascinantes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,742,751