"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Alentejo e Ribatejo com "Rota do Megalitismo"

A iniciativa foi apresentada num dos mais importantes monumentos do megalitismo europeu, o Cromeleque dos Almendres, agora definido pelo Governo como Zona Especial de Proteção.

Cromeleque dos Almendres, em Évora. Foto: DR


É dos mais marcantes monumentos do megalitismo europeu e também o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica. O Cromeleque dos Almendres, no concelho de Évora, é agora Zona de Proteção Especial (ZEP), de acordo com uma portaria do Governo, assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, e já publicada em Diário da República.

Segundo a portaria, para proteger a “envolvente do imóvel classificado” como Monumento Nacional e “assegurar o seu enquadramento paisagístico”, mas promovendo a sua fruição, foi necessário estabelecer algumas limitações. Foram sugeridas pela Direção-Geral do Património Cultural, juntamente com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a colaboração da Câmara de Évora e o parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura.

A criação de uma área de sensibilidade arqueológica, a necessidade adotar medidas preventivas para a salvaguarda e acompanhamento arqueológico, no caso de alterações do uso do solo e do coberto vegetal, são algumas dessas restrições definidas pelo Governo.

O diploma define o monumento como sendo “o mais notável exemplo das primeiras arquiteturas megalíticas, remontando provavelmente ao neolítico médio”, destacando-se “a sua dimensão, ainda com 95 monólitos, a presença de gravuras em alguns deles e o seu bom estado de conservação.”

Situado na Herdade dos Almendres, na União das Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe, o sítio classificado corresponde “às mais antigas construções coletivas sagradas deste período” e apresenta “possível significado astronómico”, sublinha a portaria governamental.

O Cromeleque dos Almendres foi, precisamente, um dos cenários escolhidos, pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo a par da Anta-Capela em São Brissos, em Montemor-o-Novo, para apresentar a “Rota do Megalitismo”.

Integrada no projeto “Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo”, os percursos pretendem transportar os turistas e visitantes até aos diversos locais onde se encontram menires, cromeleques ou dólmenes nestas duas regiões, que, a par com a Bretanha (França), são detentoras da “maior densidade e variedade de vestígios e monumentos megalíticos”.

Com sugestões de visita de sete e três dias a “Rota do Megalitismo”, à semelhança das dedicadas à Cultura Avieira, às Fortificações e ao Barroco, que também fazem parte deste “touring cultural”, a nova rota apresenta propostas que atravessam todo o território de fruição associadas à temática.

Há, ainda, sugestões de visita a outros espaços culturais assim como a locais onde se vai poder degustar as gastronomias regionais e pernoitar.

O projeto, que abrange os 58 municípios que integram a ERT, pretende “enriquecer a experiência e o conhecimento dos visitantes sobre o território”, além de querer “potenciar o número de dias de estadia no Ribatejo e no Alentejo”, explica a entidade, numa nota enviada à Renascença.

As informações sobre as quatro rotas temáticas, estão disponíveis em brochuras em português, espanhol, francês e inglês, mas também online nos websites do Turismo do Alentejo e do Ribatejo, onde vai poder visualizar os cinco filmes promocionais das rotas.

“Destino Seguro & Sustentável” para meia centena de empresários turísticos

O mês de julho marca, também, o inicio, por parte da Turismo do Alentejo/Ribatejo, de um conjunto de ações de acompanhamento e sensibilização pedagógicas juntos dos empresários do setor. Acontecem no âmbito do projeto de certificação “Destino Seguro & Sustentável”, resultante da crise pandémica atual.

Por estes dias, o presidente da ERT, o técnico responsável pelo projeto e pela equipa de especialistas em saúde publica da Biosphere, parceiro no desenvolvimento da iniciativa, visitam algumas das unidades hoteleiras e empresas de animação turísticas do Alentejo e Ribatejo, a quem já foi entregue o “Certificado de Compromisso para um Destino Seguro & Sustentável”.

De acordo com uma nota da Entidade Regional de Turismo, o objetivo passa por fazer o acompanhamento das “boas práticas que foram implementadas pelos empresários já certificados, as quais assentam nos princípios de sustentabilidade sanitária da empresa e na salvaguarda da saúde e bem-estar dos colaboradores, clientes, fornecedores ou comunidades locais.”

O projeto de certificação “Destino Seguro & Sustentável”, é dirigido de forma “gratuita e voluntária a todos os players do setor”, nomeadamente, “agentes da restauração, alojamento, animação turística, postos de turismo e património imaterial”.

Com cerca de meia centena de aderentes, este projeto, que se quer “dinâmico e aberto a todos os empresários”, dá continuidade ao processo de certificação Biosphere do destino que a Turismo do Alentejo /Ribatejo está a implementar no território, tendo por base, “os pilares da sustentabilidade ambiental, económica, sociocultural e sanitária.”

Para António Ceia da Silva, presidente da ERT, este “último pilar apresenta particular importância numa fase em que, face à crise pandémica, os turistas e visitantes no momento da escolha dos destinos vão dar primazia à fruição de locais que garantam a segurança sanitária.”


por Rosário Silva in Renascença | 4 de julho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,809,712