"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Rota do Românico vence concurso europeu com projeto "cuidadores do património"

Iniciativa da Rota do Românico é uma das vencedoras do concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

Mosteiro do Salvador de Travanca_Maria João Gala


Rosinha zela, há 44 anos, pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante. Já Maria Odete e a irmã olham pela capela de Fandinhães, em Marco de Canaveses, há mais de 14 anos.

Ao todo, são 44 os “cuidadores do património” que, distribuídos pelas diversas capelas, igrejas e mosteiros, ajudam a manter a Rota do Românico. “Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar”, sublinha a rota em comunicado.

Agora, o projeto “cuidadores do património” acaba de ser eleito uma das 11 iniciativas selecionadas do concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

E, até março de 2021, serão dinamizadas diversas atividades, como encontros, reportagens e publicações, para dar a conhecer e valorizar o papel daqueles que, “de forma apaixonada”, asseguram a abertura, a proteção e a divulgação do património cultural deste trajeto.

O concurso “Histórias do Património Europeu”, que se realiza anualmente desde 2018 (Ano Europeu do Património Cultural), procura reunir testemunhos de cidadãos e comunidades, com o objetivo de aumentar o conhecimento da herança cultural da Europa, reforçando o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

“Ancorada num conjunto de 58 monumentos”, a Rota do Românico pretende “assumir um papel de excelência no âmbito do turismo cultural e paisagístico, capaz de posicionar a região” dos vales do Sousa, Douro e Tâmega “como um destino de referência do românico, estilo arquitetónico que perdurou entre os séculos XI e XIV”, lê-se no site.

“Promover o ordenamento do território através da valorização do património, criar um novo sector produtivo capaz de gerar riqueza, contribuir para a mudança da imagem interna e externa da região, qualificar os recursos humanos da região e contribuir para a criação de uma empregabilidade qualificada” são os objetivos da Rota do Românico.


por Lusa e Fugas in Público | 2 de julho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,809,839