"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filmes do Doclisboa 2019 entram no circuito comercial

Num novo ciclo em colaboração com o cinema Ideal, o Doclisboa divulga um conjunto de títulos que estiveram na sua edição de 2019: os temas vão desde as memórias do colonialismo português à vida nas favelas do Rio de Janeiro.

"A Story from Africa": memórias da ocupação do território Cuamato, em 1907


Retomando a sua colaboração com o cinema Ideal e a Midas Filmes, o Doclisboa volta a protagonizar uma semana de exibição naquela sala de Lisboa, recuperando memórias da edição de 2019. A iniciativa possui um valor simbólico que vale a pena voltar a sublinhar: trata-se de diversificar os espaços de divulgação de experiências documentais que merecem ser vistas para lá dos certames que começaram por lhes dar visibilidade.

Para a sessão de abertura (esta quinta, 2130), foram escolhidos dois títulos com ressonâncias portuguesas e africanas, um deles com produção da Midas Filmes: Sonhámos um País acompanha uma viagem de Camilo de Sousa, de regresso a Moçambique para o reencontro com dois camaradas de armas, rememorando os tempos de militância na Frelimo e, segundo as palavras da sinopse oficial, comentando um processo que "veio destruir os sonhos e as ilusões de um país" - a realização é partilhada por Camilo de Sousa e Isabel Noronha.

A completar a sessão será projetado A Story from Africa, curta-metragem do norte-americano Billy Woodberry (que também integrou a programação do Curtas Vila do Conde). Trata-se, neste caso, de revisitar um episódio da vida colonial - a ocupação do território do povo Cuamato, no sul de Angola, pelo exército português, em 1907 - através de uma colecção de testemunhos fotográficos.

Calendário de exibição
A semana será completada com os seguintes filmes
Sempre às 21.30


- Dia 26: Um Film Dramatique, de Eric Baudelaire (França) - O realizador dá conta do trabalho cinematográfico desenvolvido com os alunos da Escola Dora Maar, procurando compreender as diferenças individuais, valorizando a lógica do grupo.




- Dia 27: 143 Rue du Désert, de Hassen Ferran(Argélia, França, Catar) - Retrato de uma mulher no meio do Saara argelino: uma crónica em que a crueza das condições de vida se cruza com o apelo dos sonhos.

- Dia 28: Santikhiri Sonata, de Thunska Pansittivorakul (Tailânda, Alemanha) - O realizador recorda a sua infância, na década de 1980, na região de Santikhiri, em particular o modo como a propaganda política do regime favoreceu o nascimento daquilo que designa como "nacionalismo cego".

- Dia 29: This Film Is About Me, de Alexis Delgado Búrdalo (Espanha) - Na sequência de um homicídio, Renata está numa penitenciária a que chama "casa": o filme nasce das visitas regulares do realizador, a pouco e pouco desenhando o retrato de um complexo processo de arrependimento.

- Dia 30: 61. La Verdad Interior, de Sofía Brito (Argentina) - Sofía Brito, jovem atriz, está a trabalhar com o cineasta James Benning na realização de um filme: este é um registo paralelo da sua colaboração.

- Dia 1: Um Filme de Verão, de Jo Serfaty (Brasil) - Último mês do ano letivo numa escola pública do Rio de Janeiro: o filme acompanha as experiências de quatro jovens de uma favela.




por João Lopes in Diário de Notícias  | 25 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,809,673