Notícias
Entre Leiras, primeira obra de Cláudia Ribeiro, em competição no IndieLisboa
Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro, produzido pela Uma Pedra no Sapato, será exibido em competição nacional, no IndieLisboa, que se realiza de 25 de agosto a 5 de setembro.
Primeira obra da realizadora, este documentário retrata o ciclo agrícola em Passinhos de Cima, lugar entre o Douro e o Tâmega, e acompanha o dia-a-dia das irmãs Ana e Glória Madureira da Rocha, que trabalham na agricultura de subsistência, desde sempre.
Durante sete meses, desde as plantações às colheitas, Cláudia Ribeiro viveu neste local para conhecer, compreender e registar esta realidade apenas com uma câmara, um tripé, um gravador de som e uns auscultadores, trabalhando e convivendo a tempo inteiro com as duas protagonistas.
Segundo a realizadora, “a perceção dos seus dias e das suas vidas, a evolução da relação entre nós e delas com a câmara só foi possível desta forma intensa, quotidiana, presente”.
Sinopse
No lugar de Passinhos de Cima, entre Douro e Tâmega, vivem cerca de trinta pessoas. No topo de uma encosta encontramos as irmãs Ana e Glória. É um lugar isolado, que o padeiro, o peixeiro, o merceeiro e os filhos de ambas visitam uma vez por semana. O resto vem da terra, que as duas irmãs trabalham de sol a sol, entre leiras. Guiados pelo olhar curioso da câmara, seguimos o ciclo agrícola ao longo do ano. À medida que a relação entre realizadora e protagonistas vai amadurecendo, desvenda-se o dia-a-dia e os pensamentos mais profundos destas mulheres sobre a vida no campo, a única que conhecem.
Sobre a realizadora
Cláudia Ribeiro (n. 1990) nasceu em Guimarães e vive no Porto. Licenciada em Cinema (Universidade da Beira Interior) e Mestre em Antropologia em Culturas Visuais (2018, UNL-FCSH). Trabalha sobre os conceitos de cultura e identidade, movida por um questionamento constante do comportamento humano, da memória, da representação e do conceito de realidade. Entre Leiras marca a sua estreia na realização documental, resultado de um árduo trabalho de campo de sete meses em Paredes de Viadores, Marco de Canaveses.
EQUIPA
COM
Ana Madureira da Rocha, Maria Glória Madureira da Rocha
REALIZAÇÃO, IMAGEM E SOM
Cláudia Ribeiro
MONTAGEM
Cláudia Ribeiro, João Miller Guerra, Raul Domingues
MONTAGEM DE SOM
Ruben Santiago
MISTURA DE SOM
Carlos Abreu
COLORISTA
Andreia Bertini
PRODUTORES
Cláudia Ribeiro, Filipa Reis, João Miller Guerra
UMA PEDRA NO SAPATO
Patrícia Faria, Filipa Falcão, Catarina Lino, Mónica Lemos