Publicações
Fernando Pessoa analisa "O Caso Mental Português"
Assírio & Alvim publica livro que inclui dois textos até agora absolutamente inéditos.
O Caso Mental Português é o título de um ensaio, publicado em 1932, que analisa o fenómeno do provincianismo como uma peculiaridade da mentalidade portuguesa. Mas o «caso» dos portugueses vai surgindo nas reflexões de Fernando Pessoa ao longo da sua vida de escritor. Este livro — com edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith — reúne textos de Pessoa, dois dos quais inéditos, que se debruçam sobre variados aspetos do carácter português: o provincianismo, a falta de cultura enraizada, o excesso de imaginação, a incapacidade de iniciativa e a ausência de civismo, mas também o cosmopolitismo, a adaptabilidade instintiva. O todo constitui um acutilante e decerto discutível retrato da personalidade nacional nos tempos de Pessoa, talvez válido ainda nos dias de hoje.
SOBRE O LIVRO
«Se, por inabilidade minha, não traí o meu pensamento, o leitor terá já formado, sem dúvida, uma ideia bastante clara da espécie de homem que o português é. Individualista por emoção e não pela vontade; doce, por ser mais emotivo do que apaixonado (como é o espanhol); indisciplinado perante as regras, disciplinado perante os chefes — e ei-lo, tal como é necessário conhecê-lo para o compreender politicamente.»
Fernando Pessoa
Ver primeiras páginas
Título: O Caso Mental Português
Autor: Fernando Pessoa
N.º de Páginas: 104
PVP: 14,40 €
Coleção: Pessoa breve
SOBRE O AUTOR
Fernando Pessoa
Nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888. Em vida apenas publicou uma ínfima parte da sua vasta obra. O trabalho em redor da famosa arca pessoana continua, ainda hoje, a mostrar ao público novos inéditos, alguns deles a revelar em livros futuros da coleção Pessoa breve. É, a par de Camões, o maior ícone da literatura portuguesa, estando traduzido em dezenas de línguas, do espanhol ao inglês, do russo ao japonês. Faleceu a 30 de novembro de 1935, na mesma cidade que o viu nascer.