"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A mais bela, alucinatória e comovente ode a Nova Iorque

Uma obra-prima da literatura norte-americana, consensual entre leitores e a crítica: Nos Sonhos Começam as Responsabilidades é a mais bela, alucinatória e comovente ode a Nova Iorque.


E o seu autor, Delmore Schwartz, um dos escritores mais brilhantes do século XX. Publicado em português, pela primeira vez, em 2012 com a chancela da Guerra e Paz, Editores o livro, que inclui esta e outras das mais brilhantes histórias do escritor, regressa numa belíssima nova edição, disponível nas livrarias e no site da editora.   

Nascido em Brooklyn, Delmore Schwartz foi, acima de tudo, um retratista de Nova Iorque e dos jovens heróis à descoberta do seu mundo. Com apenas 21 anos, escreveu uma das mais pungentes obras da literatura norte-americana, Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, e mais tarde viria a imortalizar o seu nome como o mais alto expoente literário da geração que cresceu entre a Depressão e o começo da II Guerra Mundial.

Uma avaliação consensual para os leitores de todo o mundo, para grandes escritores como Vladimir Nabokov, T. S. Eliot ou Saul Bellow e para o músico norte-americano Lou Reed, que sempre assumiu a sua enorme admiração por Delmore, desde o tempo em que este foi seu professor. É do astro do rock n’ roll, desaparecido em 2013, o prefácio da mais recente edição de Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, agora publicada em Portugal pela Guerra e Paz, Editores.

«Ó Delmore, que saudades tenho de ti. Foste a minha inspiração para escrever. Foste o homem mais excepcional que conheci… Eras um génio. Amaldiçoado.» Um texto de homenagem, no qual o fundador dos The Velvet Underground deixa bem vincada a queda em desgraça de Delmore Schwartz, que viria a morrer completamente só em 1966.

Em Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, a realidade e a ficção misturam-se. Tal como o autor, também o protagonista da história é um jovem de 21 anos.  Este rapaz sem nome vê, durante um sonho, projectada na tela de um velho cinema de Nova Iorque, um filme mudo que conta a história de amor dos seus pais. Além do espanto, a personagem questiona a sua própria existência e relação familiar, expondo angústias e medos.

Este livro é uma ode nostálgica à cidade que nunca dorme. A mais bela, alucinatória e comovente que alguma vez terá sido escrita. 

O livro pode ser encomendado, desde já, através de pré-venda, na loja online da Guerra e Paz, Editores. 

 

Nos Sonhos Começam as Responsabilidades
Delmore Schwartz
Ficção / Contos
256 páginas · 15x23· 15,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,558