"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A mais bela, alucinatória e comovente ode a Nova Iorque

Uma obra-prima da literatura norte-americana, consensual entre leitores e a crítica: Nos Sonhos Começam as Responsabilidades é a mais bela, alucinatória e comovente ode a Nova Iorque.


E o seu autor, Delmore Schwartz, um dos escritores mais brilhantes do século XX. Publicado em português, pela primeira vez, em 2012 com a chancela da Guerra e Paz, Editores o livro, que inclui esta e outras das mais brilhantes histórias do escritor, regressa numa belíssima nova edição, disponível nas livrarias e no site da editora.   

Nascido em Brooklyn, Delmore Schwartz foi, acima de tudo, um retratista de Nova Iorque e dos jovens heróis à descoberta do seu mundo. Com apenas 21 anos, escreveu uma das mais pungentes obras da literatura norte-americana, Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, e mais tarde viria a imortalizar o seu nome como o mais alto expoente literário da geração que cresceu entre a Depressão e o começo da II Guerra Mundial.

Uma avaliação consensual para os leitores de todo o mundo, para grandes escritores como Vladimir Nabokov, T. S. Eliot ou Saul Bellow e para o músico norte-americano Lou Reed, que sempre assumiu a sua enorme admiração por Delmore, desde o tempo em que este foi seu professor. É do astro do rock n’ roll, desaparecido em 2013, o prefácio da mais recente edição de Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, agora publicada em Portugal pela Guerra e Paz, Editores.

«Ó Delmore, que saudades tenho de ti. Foste a minha inspiração para escrever. Foste o homem mais excepcional que conheci… Eras um génio. Amaldiçoado.» Um texto de homenagem, no qual o fundador dos The Velvet Underground deixa bem vincada a queda em desgraça de Delmore Schwartz, que viria a morrer completamente só em 1966.

Em Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, a realidade e a ficção misturam-se. Tal como o autor, também o protagonista da história é um jovem de 21 anos.  Este rapaz sem nome vê, durante um sonho, projectada na tela de um velho cinema de Nova Iorque, um filme mudo que conta a história de amor dos seus pais. Além do espanto, a personagem questiona a sua própria existência e relação familiar, expondo angústias e medos.

Este livro é uma ode nostálgica à cidade que nunca dorme. A mais bela, alucinatória e comovente que alguma vez terá sido escrita. 

O livro pode ser encomendado, desde já, através de pré-venda, na loja online da Guerra e Paz, Editores. 

 

Nos Sonhos Começam as Responsabilidades
Delmore Schwartz
Ficção / Contos
256 páginas · 15x23· 15,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,536,988