"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festlip faz ligação em rede das artes da Língua Portuguesa

Programa da 12.ª edição do festival decorre integralmente online, entre esta quinta-feira e o dia 23, com espetáculos, leituras dramáticas, teatro, exibição de filmes, debates, programação infantil, uma exposição e uma mostra gourmet.

Foto de Rui Gaudêncio


A edição deste ano do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (Festlip), que reúne artistas da lusofonia, vai acontecer a partir desta quinta-feira e decorrer até terça, em versão inédita totalmente online, anunciou a organização.

Apoiado pelo Instituto Camões e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 12.ª edição do Festlip vai juntar artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste para espetáculos, leituras dramáticas, teatro, exibição de filmes, debates, programação infantil, exposição e mostra gourmet.

Os conteúdos artísticos serão transmitidos gratuitamente, ao vivo, pela internet, através dos canais digitais do FESTLIP On: facebook.com/festlip e youtube.com/festlip.

Da programação deste ano fazem parte os cantores, compositores e instrumentistas Paulo Matomina e Abel Dueré, de Angola; a cantora brasileira radicada em Portugal Luanda Cozetti e seu grupo, Couple Coffee, o DJ Mam, do Brasil; o cantor e músico John D'Brava, de Cabo Verde; a cantora Iragrett Tavares, de Guiné-Bissau; o cantor, compositor e baterista Otis Selimane, de Moçambique; o cantor, compositor e multi-instrumentista Yami, de Portugal; e o cantor, compositor e guitarrista Tonecas Prazeres, de São Tomé e Príncipe.

O programa Som da Língua está previsto para esta quinta-feira e sábado, com três artistas por dia, em apresentações de 15 minutos cada, e, ao final do dia, decorrerá um “bate-papo” entre os músicos.

Na abertura do festival, o Festlip_On apresentará o espetáculo teatral A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa, uma peça que conta com atores dos nove países de língua portuguesa e que foi dirigida pelo cenógrafo brasileiro Paulo de Moraes “de maneira inédita": os ensaios decorreram no período de um mês, através de Skype, e o espetáculo foi montado presencialmente em cinco dias, no Brasil, em 2017.

No domingo, dia 21, o diretor brasileiro Moacyr Góes apresenta a produção Ibsen Venusianas, com a participação da atriz brasileira Tânia Pires, do ator moçambicano Horácio Guiamba e da atriz portuguesa Susana Vitorino.

O debate A voz feminina na língua portuguesa e em nossas sociedades, que decorre dentro do FESTLIPencontros, será mediado pela pesquisadora brasileira e mestre em comunicação Maria Amélia Paiva Abrão, com as ativistas Cátia Terrinca, de Portugal, Loló Arziki, de Cabo Verde, e Solange Salvaterra, de São Tomé e Príncipe, como convidadas.

No âmbito da programação de cinema (FESTLIPcine), na sexta-feira, dia 19, será apresentada a curta-metragem Beleléu, baseada no livro A Deus, de Leonardo Miranda.

As crianças também têm espaço nesta programação através do FESTLIPinho, que apresenta a curta-metragem infantil inédita Blob - O dia em que o planeta mudou, filmada especialmente para a linguagem digital durante a quarentena, com direcção de Maria Clara Wermelinger.

O FESTLIPgourmet, que ao longo das 11 edições anteriores revelou especialidades culinárias dos países lusófonos, em menus criados especialmente para o festival pelos chefs dos restaurantes parceiros, apresenta este ano “Doçuras de Portugal”.

Dois eventos estarão disponíveis em salas de vídeo das redes sociais do FESTLIP_On ao longo dos seis dias de programação. Um desses eventos é o FESTLIPexpo, uma mostra de fotografias disponibilizada pelo Instituto Camões, sob o tema O cinema português, com imagens que traçam um panorama dos mais de cem anos da cinematografia nacional, destacando a sua diversidade e os períodos de maior vitalidade. A outra iniciativa intitula-se Peripécias Poéticas, e reúne Pílulas de Poesia: vídeos com poemas de países lusófonos interpretados pela actriz Elena Iyanga, da Guiné-Equatorial.


por Lusa e Público | 18 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,809,565