Notícias
Retratos à janela valorizam pessoas idosas e quebram isolamento social
Inspirada numa iniciativa que decorreu no Dia da Mãe, a Associação Mais Proximidade Melhor Vida vai realizar nos dia 17, 23 e 24 de junho, retratos fotográficos à janela e porta de mais de 40 pessoas idosas que se encontram em situação de isolamento e a residir na Baixa de Lisboa e Mouraria.
A ação junta 9 fotógrafos, José Carlos Nascimento, Nuno Beja, José Fânzeres, Maria Helena da Bernarda, Joana Duarte, Catarina Macedo Ferreira, Onésimo Costa, Pedro Romero e Filipa Bordalo que, a título voluntário, disponibilizaram o seu tempo e experiência em prol das pessoas idosas e, conta também, com o apoio da Canon.
Susana Rito, coordenadora técnica da Associação conta que “esta ação teve uma adesão muito grande por parte das pessoas que acompanhamos. É mais uma ação para promovermos a valorização pessoal e a auto-estima mas, acima de tudo, que leva as pessoas idosas a cuidarem de si de uma forma especial nesse dia.”
Durante a pandemia a Associação tem adequado a sua intervenção tendo em consideração as recomendações por parte da Direção Geral de Saúde e o estado evolutivo da Covid-19. De março a abril, os profissionais da Associação, juntamente com os voluntários, realizaram mais de 3200 contactos telefónicos, partilharam em 318 situações informações com entidades parceiras e técnicos de saúde e adquiriram e doaram fármacos e outros bens em 163 situações.
A Associação Mais Proximidade Melhor Vida acompanha atualmente 120 idosos em situação de isolamento e solidão, residentes na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, mais concretamente na Baixa de Lisboa e Mouraria.
>> Saiba mais aqui