Notícias
Património Cultural Náutico e Subaquático: Nasce projeto Water World, parceria estratégica Portugal/Noruega
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), através do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS, promotor do projeto), e em parceria com o Museu Marítimo da Noruega lançam a iniciativa “Water World: Capacitação e competências para a conservação e a gestão do Património Cultural Subaquático”, dotada de um orçamento de 995.000€, financiado a cem por cento.
Com uma duração prevista de 4 anos, o projeto “Water World” tem por objetivo a salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e disseminação de bens culturais arqueológicos provenientes de ambientes saturados de água.
O contrato de financiamento que marca o arranque desta parceria estratégica entre a DGPC/CNANS e o Museu Marítimo da Noruega foi assinado a 3 de junho último em Lisboa, no quadro do Programa Cultura do EEA Grants Portugal.
O Museu Marítimo da Noruega é responsável pela gestão do património náutico e subaquático na costa sul da Noruega, entre Åna-Sira e a fronteira com a Suécia. Do seu departamento de arqueologia, especializado em história marítima e em metodologias ligadas à arqueologia subaquática, espera-se um importante contributo para o debate sobre técnicas, experiências e conceitos.
Em Portugal, a gestão do Património Arqueológico Náutico e Subaquático comporta fortes constrangimentos, mas também grandes desafios. Este património é fundamental para compreender o nosso passado. Contudo, é um recurso finito, facilmente destrutível e não renovável.
Devido à nossa posição geográfica, história marítima e dimensão costeira, cerca de 7 mil ocorrências arqueológicas estão inventariadas na base de dados da DGPC. Nas instalações do CNANS encontra-se a maior coleção em Portugal de bens provenientes de meio subaquático ou húmido, com mais de 20.000 peças arqueológicas.
É fundamental a sistematização da informação arqueológica existente no país, do Norte ao Algarve, pois só se pode proteger e valorizar o que se conhece. E a Divulgação deste Património só pode ser feita a partir de conhecimentos validados cientificamente.
O projeto “Water World” tem 4 componentes distintas:
- Programa de capacitação logística e formação humana;
- Conservação e monitorização de Património Náutico e Subaquático;
- Gestão da Paisagem Cultural Marítima;
- Publicação, divulgação e acesso ao Património Náutico e Subaquático.
As ações principais do projeto “Water World” são:
- Promover boas práticas, formação e investigação na gestão, conservação e divulgação;
- Equipar um laboratório nacional dedicado à conservação do Património Náutico e Subaquático (CNANS);
- Criar oportunidades de trabalho e novas abordagens entre investigadores, estudantes e profissionais;
- Devolver cerca de 600 peças arqueológicas provenientes de meio submerso às comunidades locais onde estas foram encontradas;
- Realizar trabalhos arqueológicos e interagir com as comunidades locais da costa portuguesa para localizar, georreferenciar, avaliar e monitorizar os sítios arqueológicos subaquáticos;
- Disponibilizar ao público informação e o acesso a estes bens e sítios arqueológicos náuticos e subaquáticos.
A DGPC é o Operador do Programa Cultura do EEA Grants Portugal - Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, cujo objetivo é reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre Portugal, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.