"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O estranho e secreto mundo das noites mal dormidas

Neste livro, o Dr. Guy Leschziner, neurologista e especialista em distúrbios do sono, narra histórias dos seus pacientes, vítimas dos mais variados problemas noturnos, analisando causas e consequências de uma epidemia que transforma a noite (e a vida) num verdadeiro pesadelo.


Alguns números:

insónia crónica afeta um em cada dez adultos; a apneia do sono, um em 15; e a síndrome das pernas inquietas (SPI), à volta de um em cada 20. É quase certo que qualquer pessoa que leia este livro sofra ela própria de um ou mais destes distúrbios ou conheça alguém próximo nessa situação.

apneia, por exemplo, é um dos problemas mais comuns e está diretamente relacionada com a obesidade (embora esta não seja a única causa):

«Estamos a viver uma epidemia de apneia do sono. Um estudo recente sobre uma comunidade suíça aponta para que até um em cada dois homens, e uma em cada quatro mulheres, têm problemas significativos de respiração durante o sono. As taxas de apneia do sono aumentaram a par dos diâmetros das nossas cinturas e pescoços. À medida que nos tornamos maiores e mais pesados, a apneia do sono torna-se cada vez mais comum.» p. 94

O Cérebro Noturno: Pesadelos, Neurociência e o Mundo Secreto do Sono (ed. Vogais | 368 pp. 21,98€) conta com o prefácio da Dr.ª Teresa Paiva, a maior especialista na área do sono em Portugal, e chega às livrarias a 15 de junho. A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

«O Cérebro Noturno é um livro que merece ser lido por uns, os que procuram respostas clínicas para os seus problemas de sono, e deve ser lido por outros, os que profissionalmente se dedicam ao estudo do sono, posto que a todos dá informações e respostas importantes.» — do Prefácio da Dr.ª Teresa Paiva

Testemunho de uma paciente:

Embora estivesse exausta, conseguia dormir. O meu médico perguntara-me se eu dormia bem e eu durmo. Logo que a minha cabeça assentava na almofada, era imediato, apagava-me como um candeeiro, fosse qual fosse a hora a que me deitasse. E embora costumasse acordar muitas vezes durante a noite, achava que era um mau hábito que adquirira quando ainda dava de mamar aos meus filhos. Nenhum deles dormia muito bem toda a noite, por isso pensei que ficara com o hábito de acordar com frequência. Por fim, entendi que estava aí a causa. Mas nunca me sentia restabelecida, nunca. pp. 93-94.

SOBRE O AUTOR

Guy Leschziner é neurologista nos hospitais Guy e St. Thomas, em Londres. Dirige o Sleep Disorders Centre, um dos maiores serviços de investigação e tratamento de distúrbios do sono da Europa. Trabalha nos hospitais London Bridge e Cromwell, e é professor de neurologia no King’s College de Londres. A par do seu trabalho clínico, apresenta a série «Mysteries of Sleep» e é editor do Oxford Handbook of Sleep Medicine e da secção de neurologia do livro Principles and Practices of Sleep Medicine. Saiba mais em www.guyleschziner.com.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,419