"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

3ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço com mais de 70 candidaturas

Terminou o prazo de candidaturas para a Bolsa de criação que junta o Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Viriato. O vencedor será anunciado a 30 de junho.


Depois de um alargamento do período de candidaturas por dois meses, fruto da pandemia de Covid-19, encontram-se agora encerradas as candidaturas para a Bolsa Amélia Rey Colaço, projeto que junta o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), o Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) e o Teatro Viriato (Viseu). Esta que é a 3ª edição da Bolsa de criação atribuída anualmente pelos quatro espaços culturais, recebeu 74 candidaturas, cerca do dobro em relação ao número de projetos candidatos na edição anterior.

Encerradas as candidaturas, o júri - composto por Magda Bizarro (Assessora Artística do Teatro Nacional D. Maria II), Patrícia Portela (Diretora Artística do Teatro Viriato), Rui Horta (Diretor Artístico d'O Espaço do Tempo) e Rui Torrinha (Diretor Artístico do Centro Cultural Vila Flor) - fará agora a avaliação dos 74 projetos recebidos. O vencedor da 3ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço será conhecido a 30 de junho.

Criada em 2018, em homenagem à atriz e encenadora Amélia Rey Colaço, pelo seu importante papel na História do Teatro Português, a Bolsa Amélia Rey Colaço visa apoiar jovens artistas e companhias emergentes, promovendo a renovação da criação teatral portuguesa.

Com um prémio pecuniário de 22.000€, a Bolsa destina-se a apoiar a produção do projeto vencedor, que terá ainda acesso a várias residências artísticas e à estreia e apresentação do seu espetáculo nos espaços das quatro entidades organizadoras da Bolsa.

Parlamento Elefante, de Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça, e Aurora Negra, de Cleo Tavares, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, foram os espetáculos vencedores da 1ª e 2ª edições da Bolsa Amélia Rey Colaço, respetivamente. Parlamento Elefante, estreado em 2019, poderá ser revisto na Sala Online do D. Maria II a partir de 6 de junho. Aurora Negra, com estreia prevista para maio de 2020, teve as suas apresentações adiadas, fruto do encerramento dos espaços culturais. O espetáculo será apresentado nos quatro espaços que promovem a Bolsa Amélia Rey Colaço, em datas ainda a anunciar em breve.

Mais informações sobre a 3ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,809,459