"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O apelo de George Soros à proteção da liberdade e da democracia

A visão que Soros nos oferece é a de quem sabe que é o inimigo público por excelência dos governos populistas.


E também de quem vê as conquistas democráticas do Ocidente em risco. A sua defesa da liberdade, democracia, Estado de Direito, direitos humanos, justiça e responsabilidade social como uma ideia universal é um alerta para protegermos os ideais da sociedade aberta.

Capítulos:

1. Os perigos sem precedentes que as sociedades abertas enfrentam 
2. A minha filantropia política
3. A Universidade Centro-Europeia e o seu futuro
4. A crise financeira global e as suas repercussões
5. A tragédia da União Europeia
6. O meu quadro concetual
 
Em Defesa de uma Sociedade Aberta (208 pp. | 16,59€) constitui um apelo ardente à proteção dos valores democráticos. 
 
Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

SOBRE O LIVRO

O que significa defender a democracia hoje? Que perigos é que o estado de direito enfrenta?

George Soros, conhecido pela sua filantropia, política progressista e sucesso em investimentos, considera que a liberdade e os valores das sociedades abertas estão sob séria ameaça. Nos EUA, na Grã-Bretanha, na Itália e na Hungria, entre outros países, o populismo está em crescimento. Na China, o governo monitoriza a sociedade quase por completo. E a Europa observa impávida o que se vai passando. Através da sua rede de Open Society Foundations, o autor combate ativamente este cenário em mais de cem países.

Neste livro, Soros descreve o seu percurso de investidor para filantropo, partilha as suas opiniões sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos na Europa, a crise financeira nos EUA, a sua filosofia inspirada pelo seu mentor Karl Popper e aquilo a que apelida de tragédia da União Europeia.

A visão que o autor nos oferece é a de quem sabe que é o inimigo público por excelência dos governos populistas de todo o mundo. E também de quem vê as conquistas democráticas do Ocidente em risco. A sua defesa ardente da liberdade, democracia, Estado de Direito, direitos humanos, justiça social e responsabilidade social como uma ideia universal é um alerta para protegermos os ideais da sociedade aberta.

SOBRE O AUTOR

George Soros foi considerado Personalidade do Ano 2018 pelo Financial Times e há mais de três décadas que usa a filantropia para combater o autoritarismo, o racismo e a intolerância, tendo investido mais de 14 mil milhões de dólares na promoção da democracia e dos direitos humanos em mais de 120 países. É fundador e presidente do Soros Fund Management e da Open Society Foundations, uma rede global de fundações dedicadas à defesa das sociedades abertas. Nascido em Budapeste em 1930, sobreviveu à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial e fugiu da Hungria comunista em 1947, tendo ido para Inglaterra, onde se formou na London School of Economics. Instalou-se depois nos EUA, onde acumulou uma grande fortuna através do fundo de investimento internacional que fundou e administrou. É autor de mais de uma dezena de livros, incluindo A Tragédia da União Europeia: Desintegração ou Renascimento? (Ed. Temas e Debates, 2014). Os seus artigos e ensaios sobre política, sociedade e economia são publicados com regularidade nos principais jornais e revistas de todo o mundo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,747,093