Publicações
O apelo de George Soros à proteção da liberdade e da democracia
A visão que Soros nos oferece é a de quem sabe que é o inimigo público por excelência dos governos populistas.
E também de quem vê as conquistas democráticas do Ocidente em risco. A sua defesa da liberdade, democracia, Estado de Direito, direitos humanos, justiça e responsabilidade social como uma ideia universal é um alerta para protegermos os ideais da sociedade aberta.
Capítulos:
O que significa defender a democracia hoje? Que perigos é que o estado de direito enfrenta?
George Soros, conhecido pela sua filantropia, política progressista e sucesso em investimentos, considera que a liberdade e os valores das sociedades abertas estão sob séria ameaça. Nos EUA, na Grã-Bretanha, na Itália e na Hungria, entre outros países, o populismo está em crescimento. Na China, o governo monitoriza a sociedade quase por completo. E a Europa observa impávida o que se vai passando. Através da sua rede de Open Society Foundations, o autor combate ativamente este cenário em mais de cem países.
Neste livro, Soros descreve o seu percurso de investidor para filantropo, partilha as suas opiniões sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos na Europa, a crise financeira nos EUA, a sua filosofia inspirada pelo seu mentor Karl Popper e aquilo a que apelida de tragédia da União Europeia.
A visão que o autor nos oferece é a de quem sabe que é o inimigo público por excelência dos governos populistas de todo o mundo. E também de quem vê as conquistas democráticas do Ocidente em risco. A sua defesa ardente da liberdade, democracia, Estado de Direito, direitos humanos, justiça social e responsabilidade social como uma ideia universal é um alerta para protegermos os ideais da sociedade aberta.
SOBRE O AUTOR
George Soros foi considerado Personalidade do Ano 2018 pelo Financial Times e há mais de três décadas que usa a filantropia para combater o autoritarismo, o racismo e a intolerância, tendo investido mais de 14 mil milhões de dólares na promoção da democracia e dos direitos humanos em mais de 120 países. É fundador e presidente do Soros Fund Management e da Open Society Foundations, uma rede global de fundações dedicadas à defesa das sociedades abertas. Nascido em Budapeste em 1930, sobreviveu à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial e fugiu da Hungria comunista em 1947, tendo ido para Inglaterra, onde se formou na London School of Economics. Instalou-se depois nos EUA, onde acumulou uma grande fortuna através do fundo de investimento internacional que fundou e administrou. É autor de mais de uma dezena de livros, incluindo A Tragédia da União Europeia: Desintegração ou Renascimento? (Ed. Temas e Debates, 2014). Os seus artigos e ensaios sobre política, sociedade e economia são publicados com regularidade nos principais jornais e revistas de todo o mundo.