Publicações
A história da teoria do Big Bang do nosso universo do princípio até ao fim
Escrito num tom envolvente, este livro leva-nos numa viagem desde o princípio dos tempos, onde se incluem as observações astronómicas mais recentes e descobertas teóricas, até ao fim do universo tal como o conhecemos.
É possível que já esteja familiarizado com alguns dos elementos desta narrativa. Como a ideia de que o Universo teve um princípio. Ou que o espaço se está a expandir. Ou que habitamos uma galáxia de estrelas com o nome de Via Láctea.
A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.
SOBRE O LIVRO
Há 13,8 mil milhões de anos, algo de incrível aconteceu. Matéria, energia, espaço e tempo de repente começaram a existir num evento cataclísmico que passou a ser conhecido como Big Bang. Foi o nascimento do nosso universo. O que começou a vida com o tamanho mais pequeno do que a menor partícula subatómica é hoje de uma imensa vastidão, anfitrião de biliões de galáxias. A formulação da teoria do Big Bang é uma história que combina alguns dos conceitos mais vastos na física com observações do cosmos.
Da constatação de que somos um planeta a orbitar uma estrela numa de muitas galáxias, passando pela descoberta de que o nosso universo se está a expandir, até às teorias revolucionárias de Einstein, cada nova descoberta aprofunda a nossa compreensão das origens do universo, formando-se uma imagem mais clara de como tudo irá acabar. O fim virá numa explosão ou será aos poucos? Será mesmo o fim, ou um novo princípio, à medida que o universo se prepara para uma nova fase de expansão? E foi o nosso Big Bang apenas um de muitos num multiverso de universos paralelos?
SOBRE O AUTOR
PAUL PARSONS é professor e foi cosmólogo teórico da Universidade de Sussex, onde desenvolveu modelos para explicar como a microfísica do Big Bang determina hoje a estrutura em larga escala do universo. Trabalha atualmente como jornalista e autor de textos científicos, contribuindo com artigos para os jornais The Guardian, The Daily Telegraph e a revista New Scientist. Também trabalhou como editor da premiada revista de ciências da BBC Focus e como editor-chefe da revista BBC Sky at Night.