"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Galeria Underdogs vai inaugurar exposição virtual com obras do confinamento

Mais de 30 obras criadas no confinamento, de Vhils a Clemens Behr ou Wasted Rita, para ver online a partir de 15 de maio.

Wasted Rita


Em cima do acontecimento. A galeria lisboeta Underdogs propõe uma exposição coletiva online, que terá a particularidade de apenas conter obras que foram criadas no período de confinamento. A mostra estará patente online entre 15 de maio e 13 de junho em www.under-dogs.net, e conterá mais de 30 obras de artistas, portugueses e estrangeiros, que ao longo dos anos têm tido ligações com a galeria como ±MaisMenos±, Abdel Queta Tavares, Add Fuel & Halfstudio, AkaCorleone, André Saraiva, Antonyo Marest, Bráulio Amado, Carlos Guerreiro, Clemens Behr, Filippo Minelli, Francisco Vidal, FUZI, Maria Imaginário, Mário Belém, Okuda San Miguel, Olivier Kosta-Théfaine, Pedrita Studio, PichiAvo, PixelPancho, Raquel Belli, Tamara Alves, Teresa Esgaio, Vhils, Vitor Reis, Wasted Rita ou WK Interact.

Reflexo da criação artística no contexto atual, a mostra terá o nome de Right Now, e apresentará um conjunto diverso de obras, criadas exclusivamente com recurso a materiais e suportes disponíveis ao artista no seu local de isolamento. Procurando soluções alternativas para contextos expositivos após o fechar de portas da galeria, a exposição virtual oferece uma experiência visual onde se exploram temáticas que ecoam junto da condição coletiva presente.

No comunicado à imprensa pode ler-se: “Sempre acreditámos que a arte cumpre um papel fundamental em aproximar as pessoas, agora estamos seguros de que é crucial para manter o nosso sentido de comunidade, de proporcionar apoio e conforto durante este novo capítulo da nossa experiência humana conjunta.”

A exposição resulta do desafio lançado pela Underdogs aos artistas com quem tem trabalhado: produzirem obras que falassem da sua realidade e circunstâncias presentes, onde quer que estivessem durante estes tempos incertos. Daí resultaram obras criadas com os materiais à mão de cada artista. Alguns estão habituados a estar recolhidos nos seus estúdios durante longos períodos. Outros estão habituados a viajar pelo mundo para trabalhar em vários locais, alguns deles em projetos de arte pública. Outros ainda encontram-se posicionados algures entre essas duas realidades.

Contudo, para todos eles, esta nova experiência de reclusão trouxe novos desafios. Como têm reagido? Como se têm ocupado? Como é que têm criado? Como é que veem esta nova realidade? São algumas dessas perguntas que as reflexões artísticas criadas neste período tentam responder.


in Público | 10 de maio de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,614