"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maio no Teatro O Bando

Chegámos a maio. Há mais de um mês que a porta da Quinta, a porta de Vale dos Barris, não abre. A porta que quase nunca fechava, nem quando o frio apertava antes dos espectáculos, nem quando o vento arrepiava caminho pelo Vale, está há um mês sem uso.


Durante este mês temos estado JUNTOS DE OUTRA MANEIRA.

Alterámos a nossa atividade mas não alterámos nada dos nossos compromissos com as pessoas que connosco trabalham. Adiámos a estreia do ANTES DO MAR, mas não adiámos os ensaios diários, transformando as nossas casas em palcos de abstração onde se ouvem as palavras de Hélia Correia. Modificámos a maneira como chegamos até ao nosso público, mas não deixámos de apresentar em direto os exercícios finais da CONFRARIA DO TEATRO e recebemos muitos de vós no nosso PRIMEIRO SÁBADO DE ABRIL. Deixámos de ir a Setúbal dirigir as sessões semanais do MOVIMENTO ZEBRA, mas preparamos todos os dias a formação teatral para enviar regularmente novos desafios ao nosso grupo de formandos.

No trabalho desenvolvido nas escolas de Palmela e Poceirão no contexto do Plano Municipal de Combate ao Insucesso Escolar da Câmara Municipal de Palmela, suspendemos as aulas presenciais mas estamos a desenvolver o projecto final contactando com alunos e professores através das plataformas digitais.

Mudámo-nos para casa mas não mudámos de lugar.

2 de MAIO às 14h 
Uma conversa sobre o tempo com TI MISÉRIA e JOÃO BRITES.
Acompanhem-nos em direto na nossa página de Youtube ou Facebook!

Num momento onde o relógio e o passar dos dias têm um andamento muito diferente, a nossa conversa depois de almoço será dedicada ao Tempo, esse "grande escultor".

Na mesma mesa virtual juntamos Ti Miséria - a personagem mais antiga do Teatro O Bando - e João Brites, fundador, diretor artístico do grupo e encenador do espetáculo "Nós de Um Segredo" (1986), onde nasceu esta personagem histórica interpretada por Paula Só.

Ti Miséria é uma mulher que enganou a morte, prendeu-a na sua nogueira e, por isso, tem mais de 120 anos de vida. Além de nozes, Ti Miséria gosta muito de cozinhar bolos, os seus famosos bolinhós.

Espreitem aqui os ingredientes e as preparações necessárias para esta receita muito especial e confecionem os vossos bolinhós aí em casa.

Depois, fotografem o momento e enviem-nos para bilheteira@obando.pt


Para continuarmos a pensar acerca do Tempo, aconselhamos a entrevista dos Fumaça André Barata, filósofo, professor na Universidade da Beira Interior e autor do livro “E se parássemos de sobreviver? Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo“. Assistam aqui à entrevista!


Uma vez que a nossa porta continua fechada, na próxima semana estreamos uma nova forma de nos visitarem, através de uma outra passagem.

No dia 4 de maio, às 19h55, assistam no Facebook e Instagram do Teatro O Bando ao primeiro episódio do VIDEOGRAMA, um fragmento vídeo sobre o trabalho do ator onde, durante 4 minutos, uma personagem partilha uma mensagem urgente de forma simbólica e poética.

A partir de 4 de maio, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, à mesma hora, podem ir acompanhando as diferentes personagens dos projetos em que estamos envolvidos.

E continuem atentos, em breve as portas abrirão para a estreia de ANTES DO MAR com texto de Hélia Correia e encenação de Miguel Jesus, num grande espetáculo ao ar livre em Vale dos Barris!

Esperamos encontrar-vos em breve!
Saudações Teatrais do Mundo Rural

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,815,370