Notícias
MAAT promove visita virtual à exposição de Gabriel Abrantes
Visite o museu através de visitas virtuais e participe nas atividades online que desenvolvemos em colaboração com os artistas em exposição.
Visita orientada à exposição Melancolia Programada de Gabriel Abrantes, onde se destaca o seu trabalho fílmico, centrado em narrativas históricas, sociais e políticas com uma reflexão crítica sobre grandes temas da antropologia, modernidade e identidade. Num percurso temático pensado à medida para diferentes públicos, o participante é desafiado a dialogar e a usar criatividade, numa lógica de conhecer para interpretar e enriquecer a relação com a arte.
Munido de um manancial aparentemente inesgotável de referências e recursos, Gabriel Abrantes é um artista pouco convencional que inspira audiências globais e desafia fronteiras mantendo sempre um percurso à margem da tradicional separação (e categorização) disciplinar entre o cinema e a arte contemporânea. Mais do que traçar um arco temporal retrospetivo do trabalho deste artista, Melancolia Programada, com curadoria de Inês Grosso, propõe um exercício experimental (e aberto) de encontros visuais que conduzem o visitante através da obra desviante e sedutora de um dos autores mais prolíficos da atualidade, revisitando diferentes momentos e fases da sua trajetória como uma tentativa (algo romântica) de harmonizar passado, presente e futuro.
No âmbito da exposição, estão planeadas para o verão duas exibições do filme Diamantino — siga-nos e fique a par do agendamento destes eventos. Diamantino (2018) é a primeira longa-metragem de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e foi distinguida no Festival de Cannes de 2018 com o Grande Prémio da Semana da Crítica.
12 fevereiro - 19 maio 2020
Curadoria de Inês Grosso,
>> Visita virtual