"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARMÁRIO é o novo tema dos Clã

Os Clã revelam mais uma canção de Véspera, o próximo álbum a ser editado em breve. 


Depois de 
Tudo no Amor e SinaisArmário é o terceiro avanço do novo trabalho de estúdio da banda e é também a primeira parceria dos Clã com Capicua que assina a letra da canção.

Aqui fica a história deste feliz encontro criativo, contada, na primeira pessoa, pela talentosa MC e autora:

“Esta foi a minha primeira colaboração com os Clã, de quem sempre fui fã e a quem sempre admirei o bom gosto. Ser convidada para escrever-lhes uma letra foi uma alegria. 

Quando nos encontrámos para ouvir algumas demos e falar sobre possíveis ideias, perguntei-lhes se tinham algum conceito para o álbum e se queriam sugerir algum caminho. 

Explicaram-me que gostam de dar toda a liberdade a quem lhes escreve e que o acaso costuma garantir a coerência do todo, mas que, se tivessem que situar o novo disco, seria no prenúncio que antecipa um grande acontecimento. O segundo antes da explosão. O hiato entre a normalidade e a ruptura. O batimento imediatamente antes do descompasso. 

Ora foi daí que me surgiu esta letra. Lembrei-me do canário da mina que dá o sinal de alerta, antecipando a asfixia. Lembrei-me da onda que recua antes do maremoto. Lembrei-me do silêncio dos pássaros antes do estalar da tempestade. E resolvi usar essas imagens para falar indiretamente sobre ansiedade, depressão e pânico. As verdadeiras pandemias do nosso século.

Curioso é perceber que o disco dos Clã acabou por ser terminado precisamente no momento  que antecedeu o caos, e que agora estamos todos fechados em casa, mais ou menos claustrofóbicos, como a letra do "Armário" sugere. Resta saber se teremos verão e que outros prenúncios nos trará o novo disco dos Clã.”
Capicua

O videoclipe de Armário, estreado na passada quarta, 15 de Abril, (e que num só dia alcançou mais de 20.000 visualizações), é de Joana X e André da Loba (também autor das ilustrações), com a colaboração de Dulce Cruz e Nuno Marques.

Eu vou no arrepio
Eu vivo o desconforto
Eu sinto o calafrio
Pressinto o maremoto
 
Eu falho sempre o tiro
E digo que é por pouco
Faço mira ao destino
Mas do lugar do morto
 
Isto é um ápice
Isto é um triz
E eu estive quase
Pra ser feliz
 
Hesito e não mergulho
E o susto não me passa
Eu já não tenho orgulho
Mas prezo a carapaça
 
É onda que recua
É nuvem que ameaça
Eu já nem saio à rua
Com medo da desgraça
 
Oh Oh Oh
Dentro do meu armário não há verão
Oh oh oh
Eu sou como o canário
Da mina de carvão
 
Eu sinto falta de ar
Eu tenho falta de ar
 
As aves já não piam
O calo já não sofre
As folhas rodopiam
E cheira a enxofre
 
Eu sou um gato preto
Eu nunca tenho sorte
Faço secar o trevo
Posso agoirar a morte
 
É um ápice
É um triz
E eu estive quase
Pra ser feliz
 
Oh Oh Oh
Aqui no meu armário não há verão
Oh oh oh
Eu sou como o canário
Da mina de carvão
 
Oh Oh Oh
No escuro do armário não há verão
Oh oh oh
Eu sou como o canário
Da mina de carvão
 
Eu sinto falta de ar
Preciso sair
Eu tenho falta de ar
Eu quero sair
Não dá pra respirar
Eu quero sair

Armário
Letra: Capicua | Música: Hélder Gonçalves | Manuela Azevedo: voz e coros | Hélder Gonçalves: guitarra de 5 cordas e programações | Miguel Ferreira: teclados | Pedro Biscaia: teclados | Pedro Santos: baixo | Pedro Oliveira: bateria | Produzido por Hélder Gonçalves | Gravado n’ O Nosso Gravador por Nelson Carvalho | Gravações adicionais: Hélder Gonçalves e Miguel Ferreira | Mistura: Nelson Carvalho, Estúdio Valentim de Carvalho, Paço de Arcos | Masterização: Andy VanDette, Evolve Mastering, Nova Iorque




Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,817,708