"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Electra 8 para ler em versão digital

Electra 8 estava para ser publicada neste meio de abril, mas as dificuldades geradas pelo Covid-19 e as medidas para lhe fazer frente não permitiram que fosse essa a data da sua saída. 


Esperamos, com a chegada do verão, poder entregar aos leitores o novo número. Até que a publicação seja possível, e para dar à ausência uma presença, tornamos pública, por via digital, a versão em PDF do número 8 de Electra, cuja edição em papel tem estado à venda nas bancas e livrarias, e que continua, como todas as outras, a poder ser adquirida AQUI.

Ao darmos acesso digital a esta edição, queremos lembrar que Electra é uma revista pensada para ser publicada em papel e essa sua marca genética constitui uma identidade insubstituível. Por isso, esta edição digital integral é excepcional, justificada por uma situação excepcional.

Testemunhamos o nosso reconhecimento pelo interesse que nos tem sido manifestado pelos leitores. Convidamos todos aqueles que têm acesso, pela primeira vez e por este meio, à Electra, a não se privarem da experiência de a folhear, ler e olhar nas edições impressas, passadas e futuras. 

O Assunto deste número 8 é Memória e Esquecimento e o do número 9 é Velocidade. Num momento de passagem de uma edição a outra, fazemos nossa uma afirmação do escritor Milan Kundera:

“O grau de lentidão é directamente proporcional à intensidade da memória, o grau de velocidade é directamente proporcional à intensidade do esquecimento.”

Com o desejo de que este encontro continue também nas bancas e livrarias, agradecemos o vosso interesse e a vossa fidelidade.

MEMÓRIA E ESQUECIMENTO
“Hoje, a memória e o esquecimento ganharam os sons e os silêncios que fazem a voz do nosso tempo.” diz o editorial do número oito da Electra anunciando o tema do dossier desta edição: Memória e Esquecimento. Nesta secção, é entrevistado o historiador François Hartog, que desenvolve uma importante reflexão sobre questões fundamentais da historiografia e sobre as modalidades da experiência do tempo que definem cada época; Bernd Stiegler, teórico e historiador dos media, aborda a fotografia como um bem cultural e sublinha a importância da preservação do património fotográfico; o historiador Enzo Traverso descreve uma transição que marca o final do século XX: a substituição das utopias pelo culto da memória; Maria Filomena Molder pensa a questão da força da memória e dos instrumentos mnemotécnicos. Estes textos são ilustrados por imagens de Gerhard Richter, uma referência da arte contemporânea, sendo também sua a imagem da capa.

WALID RAAD. TOLSTOI. ABDELLAH TAÏA. CHURCHILL
O direito à opinião e os limites à liberdade de expressão são os temas analisados pelo jornalista espanhol Francisco Alba e pelo jurista português Rui Patrício, sob o mote “Quando é que a opinião é crime?”. Nesta edição é apresentado um portfolio do artista libanês-americano Walid Raad, autor de uma obra densa de significados antropológicos, filosóficos, sociais, estéticos e psicológicos, na qual a guerra está muito presente, com as suas causas e consequências; O ensaísta brasileiro Silviano Santiago, vencedor do Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa em 2015, contribui com um registo de momentos do seu quotidiano cruzados com a tensa vida política e cultural do Brasil; e o escritor marroquino Abdellah Taïa é entrevistado por António Guerreiro. Esta edição conta ainda com contributos de, entre outros, Sarah Singh, fotógrafa, pintora e realizadora indiana; Dan Unguarianu, professor de estudos russos que fala de “Guerra e Paz” e do seu autor Tolstoi; Bernardo Futscher Pereira, diplomata e historiador que faz um outro retrato de Winston Churchill; Catherine Millet, fundadora e editora da revista Art PressCarlos Manuel Álvarez, escritor que revisita a cidade de Havana num texto com fotografias da cineasta Agnès VardaJörg Rüpke, especialista em estudos religiosos, que nos fala dobre religião e urbanidade.

>> LEIA AQUI A VERSÃO DIGITAL DA ELECTRA 8
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,777