Notícias
Escola das Artes amplia oferta formativa em Cinema
Nova licenciatura em cinema vai apostar num modelo inovador de ensino, centrado em projetos práticos e reais.
A Escola das Artes da Católica no Porto prepara-se para ampliar a oferta formativa na área da produção e criação cinematográfica. Depois da abertura do mestrado em Cinema, a Escola apresenta agora uma licenciatura em Cinema. O curso, que aguarda acreditação final da A3S, segue um modelo inovador de ensino, centrando-se no desenvolvimento de projetos reais que incorporarão todas as competências técnicas, científicas e teóricas do cinema.
A formação destaca-se, ainda, pelo acompanhamento técnico e artístico de realizadores e criativos das diferentes áreas do Cinema. João Salaviza, Salomé Lamas, João Canijo e Gabriel Abrantes são apenas alguns dos nomes. A estes profissionais juntam-se outros convidados para realizar atividades como workshops ou aulas abertas. Nos últimos dois anos, passaram pela Escola das Artes nomes tão importantes como Lucrecia Martel, Ira Sachs, Apichatpong Weerasethakul, Atom Egoyan ou Todd Solondz.
Além de instalações e equipamentos profissionais de cinema atuais e de topo, os alunos terão acesso a um orçamento de produção para o projeto final. No final da formação, os estudantes estarão preparados para trabalhar em todas as áreas criativas do cinema, como a direção de fotografia, a montagem, a escrita de argumento e, claro, a realização, entre outros. Mais informação em: https://bit.ly/LCinema
Mestrado em Cinema: A aposta numa formação cinematográfica inovadora
Apostada em fornecer uma formação de referência na área do cinema, a Escola das Artes lançou, em 2019, um novo mestrado em Cinema focado no desenvolvimento de competências criativas e técnicas a partir de projetos individuais. O mestrado encontra-se estruturado no desenvolvimento de projeto, que é acompanhado por um professor coordenador, assim como por artistas e cineastas de renome nacional e internacional, responsáveis pela orientação tutorial durante o ano letivo. A este nível, destaque-se que, no ano anterior, a Escola das Artes teve professores convidados como Filipa César, João Canijo, Luiz Camillo Osório, João Ribas ou Guilherme Blanc, entre outros.
O mestrado em Cinema permite aos alunos escolher, no segundo ano, entre a realização de um projeto final artístico, um estágio profissional em produtoras portuguesas de grande prestígio – como Bando à Parte, O Som e a Fúria, Real Ficção, Red Desert, Fundação de Serralves, Take It Easy, Terratreme, Vende-se Filmes – ou, ainda, o desenvolvimento de um projeto de investigação.
Som e Imagem: Reformular para responder às novas exigências tecnológicas
Mas nem só de Cinema vive a Escola das Artes. A Escola acaba de reformular a licenciatura em Som e Imagem – que anteriormente incluía a área do cinema –, que se encontra, agora, totalmente vocacionada para a produção audiovisual mais orientada para as necessidade técnicas e tecnológicas do mercado: Animação, Arte Multimédia (New Media Art) e Design de Som são as grandes áreas de especialização.